sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Não basta saber o direito

Consta de um manuscrito de Abraham Lincoln, datado de 1º de julho de 1850, o seguinte conselho aos jovens advogados:

"Falar bem é um dever a ser praticado e cultivado.

É o meio de o advogado chegar ao seu público.

Não importa o quanto ele seja fiel e capaz em outros aspectos, as pessoas relutam em contratar seus serviços se ele não consegue fazer um discurso."

Não basta apenas saber o direito, é preciso saber falar, expor, defender, argumentar, explicar, dizer verbalmente, com talento e preparo.

É comum ouvirmos dos estudantes: "Aquele professor sabe muito, o problema é que ele não sabe falar".

A boa comunicação tem sido apresentada como um imprescindível atributo do bom profissional, do líder moderno, seja na área do direito, dos negócios, do jornalismo, da política etc.

Como prestigiado advogado, e depois como influente político, Lincoln sempre procurou aperfeiçoar seu dom de falar bem. Usou essa ferramenta com refinada habilidade. Encantava os ouvintes com suas histórias, com suas conversas coloquiais de fino trato, com suas piadas engraçadas, com suas palavras sempre apropriadas para o momento.

Para quem quiser conhecer melhor a figura deste importante líder recomendo a leitura do livro de Donald T. Phillips Liderança Segundo Abraham Lincoln. Este livro serviu inclusive de inspiração política ao presidente Bill Clinton. Uma parte da biografia é toda reservada a estilo de comunicação do 16º presidente americano.

Abraham Lincoln além de mestre no discurso de improviso, sabia preparar com esmero e paciência cada discurso seu. Ao ser perguntado quanto tempo levava para deixá-lo pronto, respondeu: "Se eu tenho nove horas para cortar uma árvore, passo seis horas afiando meu machado."

Abraham Lincoln sempre servirá de modelo para todos aqueles que desejam se comunicar com riqueza e dizer o direito com sabedoria e com grande poder de persuasão, deixando seu brilho comunicativo nos anais das tribunas forenses.

Nenhum comentário: