sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Orador universal

A oratória é um saber vasto. Assimila com facilidade tudo o que os outros saberes possam lhe oferecer com implicações na arte de falar bem. Só para ilustrar, as descobertas no campo do cérebro tem sido muito útil aos comunicadores: provas científicas apontam para o efeito persuasivo, no cérebro dos ouvintes, do ato de falar com vibração ou contar histórias. Disciplinas como Psicologia e Filosofia têm grande repercussão numa boa oratória. 

Cris Anderson nos revela, em seu livro TED Talks: O Guia Oficial do TED para Falar Bem, o segredo do filósofo para a arte da oratória. Para Anderson, o futuro reserva uma grande vantagem para os comunicadores que não se apequenam, que transcendem, em suas ideias, os meros interesses egoístas, nanicos ou grupais. 

O orador poderoso será aquele que for portador de uma mensagem mais ampla, mais universal, que não viola a razão, a ciência, os fatos, as provas, a inteligência do público - um orador comprometido com a verdade e com o progresso da humanidade: eis o segredo do filósofo para ser tornar um grande orador.

Nenhum comentário: