sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Aprenda a arte de responder uma pergunta com outra

Há uma instigante frase de René Descartes na capa deste livro: "Aprenda a arte de responder uma pergunta com outra". A isso nós chamamos de pergunta retórica, um poderoso instrumento de argumentação e persuasão, quando utilizado com propriedade, habilidade e inteligência. 

Os ouvintes não gostam quando o orador faz perguntas bobas com respostas óbvias, principalmente quando o público é constituído por pessoas mais cultas. 

Visa a pergunta retórica responder implicitamente ao que foi indagado com outra pergunta, que já contém em si a resposta. O orador economiza tempo e torna sua oratória breve e inteligente por não ter que explicar todos os passos que levariam a uma conclusão lógica de sua proposição.

 Darei um exemplo. A pergunta: "O homem pode mudar o seu merecimento?" Segue a resposta por meio de perguntas retóricas: "Qual o merecimento que aguarda um homem sem objetivo na vida?" "E se esse homem passar a ter um objetivo na vida, estaria aguardando ele o mesmo merecimento anterior? Pode ou não pode o homem mudar o seu merecimento?" 

Tudo isso é um breve exemplo do grande trunfo da arte de argumentar e de persuadir por meio de perguntas retóricas.

Nenhum comentário: