sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Lógica: a virtude intelectual por excelência

A logica é a virtude intelectual por excelência. Podemos defini-la - embora existam muitas perspectivas conceituais diferentes - como a ciência do pensamento correto que visa demonstrar ou descobrir a verdade.

 Todos nós somos portadores de uma lógica natural que chamamos de bom-senso. Podemos desenvolver este potencial lógico, que nos é inerente, por meio do estudo, da reflexão, da leitura, da meditação e da prática. 

Foram os gregos os descobridores da lógica. Lógica vem da palavra lógos (razão) e a ela podemos associar muitas outras palavras: coerência, medida, clareza, comprovação, justeza, convencimento, não contradição, dedução, ordem etc. 

Sem lógica o orador é um porta-voz da confusão mental. A lógica é um dos pilares estruturantes da ciência, da filosofia, do direito, da arte de falar bem e da arte de escrever bem. 

O homem persuasivo fala com vibração, com paixão, com entusiasmo, tendo sempre a lógica por norte seguro e regulador.. Dizem que existem coisas além da lógica; mas claro, isso é lógico! 

O orador não se desenvolverá se ele afrontar, desprestigiar, desvalorizar a lógica. O ouvinte não entregará o seu coração se perceber mentira, incoerência, confusão, contradições no raciocínio do orador. 

Nossas crianças só desenvolverão sadiamente o pensamento lógico - que já trazem em potencial ao nascer, como dom de Deus - se puderem ver em seus educadores - pais, professores, líderes, oradores - pessoas lógicas, comprometidas com a verdade, comprometidas com a exatidão do pensamento, sensíveis o suficiente para ver a importância, o poder, a beleza e a origem divina da lógica.

Nenhum comentário: