terça-feira, 12 de junho de 2012

Um livro escrito com o nariz ou da extraordinária força da advocacia

Como o livro Descasos: Uma Advogada às Voltas com o Direito dos Excluídos foi escrito é uma verdadeira façanha da força da advocacia.

A autora, Alexandra Szafir, teve esclerose lateral amiótrica, doença que atingiu sua fala, paralisou suas mãos, seus pés e deixou-a imposssibilitada de escrever, andar, falar.

E o resto ela mesma explica:

 "Estava incomunicável, minhas ideias e pensamentos presos em minha cabeça. Meu nariz me socorreu. Uma fonoaudióloga chamada Helena Panham, especializada em comunicação alternativa, instalou alguns programas no meu computador, que resumidamente, funcionam assim: a webcam focaliza o meu rosto e se fixa no ponto central, que é o meu nariz. Ele passa a comandar o mouse, que se move na tela de acordo com os movimentos do nariz. Escrevo digitando um teclado virtual na tela do computador. Pode-se dizer, portanto, que este livro não foi escrito pelas minhas mãos mas pelo meu nariz".

Alexandra Szafir, você e a sua obra nos deixam  imorreudouras lições  que engrandecem a história da advocacia.

Nenhum comentário: