terça-feira, 26 de junho de 2012

O primeiro júri da história e o voto de minerva


A expressão voto de minerva nasceu do dramático Julgamento de Orestes havido no campo mitológico da consciência humana.

Agamenon sacrificou sua filha aos deuses para vencer os gregos na Guerra de Tróia. Sua esposa, Clitmnestra, incentivada pelo seu amante Egisto, e tomada de fúria pela morte da filha, matou o marido. Orestes, outro filho do casal, resolveu matar a mãe para vingar a morte do pai. O crime de Orestes teria que ser vingado com sangue também, mas Apolo, o deus da Razão, da Beleza e da Inspiração Retórica intercedeu junto a Zeus para que houvesse um julgamento para decidir sobre a culpa de Orestes. O que foi aceito.

Um júri foi formado, o primeiro da história, no Areópago, por 12 cidadãos atenienses, presidido pela deusa Atenas, deusa da Sabedoria e da Justiça (Minerva para os romanos). Na acusação, atuaram as terríveis Erínias, deusas encarregadas de castigar os crimes cometidos pelos seres humanos, eram três: Tisífone (Castigo), Megera (Rancor) e Alecto (Infindável). Apolo atuou como advogado do réu. Depois dos acirrados e violentos debates orais foram colhidos os votos dos jurados, tendo dado empate na votação. Atenas (Minerva) ,como presidia ao júri, decidiu pela absolvição de Orestes. Voto de minerva significa isso, voto de desempate.

É uma viagem emocionante essa, nas coisas e nos mistérios da mitologia!

Um comentário:

nielson disse...

ai sanderson sempre leio os teus artigos são muito bons, te conheci na ufac eu fazia geografia e tu historia acho que tu tá na profissão certa advogado, teus artigos são sábios parabéns