quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Simplicidade: um sinal de sabedoria

Li ainda há pouco uma frase do poeta e filósofo americano Waldo Emerson, que diz assim: "É uma prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas de um modo simples".

Às vezes, deparo-me com expressões, textos e livros extremamentes rebuscados na linguagem. Falta neles a presença da sabedoria.

Muitos profissionais do direito acham que falando termos técnicos de difícil elucidação estão exercendo a ciência jurídica com maestria e sofisticação. Na verdade, o que transparece dessa atitude é a falta de sabedoria, de humildade, de maturidade.

 Diz Leonardo da Vinci: "A simplicidade é o último grau de sofisticação". Quanto mais sábio é um homem, seja em que área for, mais simples e mais profundas e mais tocantes e mais verdadeiramente sofisticadas são suas palavras.

São qualidades da sabedoria: a simplicidade, a humildade, a profundidade, a inteligência, o encanto. E passar tudo isso com simplicidade, em forma de palavras, diz Emerson, é sinal de alta cultura, ou por outra, é sinal de sabedoria.

5 comentários:

Anônimo disse...

Se reconhece um grande discurso um bom texto não pelo seu tamanho mas pela sua simplicidade em se fazer ler, ouvir, pois a simplicidade de um discurso se apresenta como um caminho seguro. O que a vida pede de nós é a simplicidade, não temos muito o que fazer. Eu ser humano que as vezes me distancio dessa conexão, a simplicidade está no ar, num gesto, ao lado, na verdade, ou seja, na clareza, clareza em muitos sentidos. Clareza no escrever, clareza do dia...
Muitos são os quereres e não devo eu me perder com esses, sendo a simplicidade única penso que a sabedoria esteja ao lado dela ou more com ela.

Terra Náuas disse...

Recem chegado da USP em CZS tive que aprender esta lição ao comunicar para a população através do rádio, temas por vezes compexos de maneira simples. Muiats vezes o trabalho do jornalista está justamente em expressar as últimas descobertas da física quantica, de maneira inteligível para uma grande população.

Unknown disse...

É isso aí Sanderson, a humildade é simplesmente tudo na vida das pessoas.Acredito que estarei no Acre por um processo criminal, quem sabe possamos nos conhecer e trocar algumas informações! Onde posso adquirir os seus livros?? Um abraço.

www.criminalistanato.blogspot.com

Sanderson Silva de Moura disse...

Grato amigo Júlio Medeiros

Quando estiveres aqui no Acre, entra em contato com a gente, para nos conhecermos melhor e adquirir nosso livro.


Abraços fraternos


Sanderson Moura

Sanderson Silva de Moura disse...

Amigo Terra Nauás,

Essa linguagem jornalística é uma das mais aconselhávle formas de comunicação.

abraços

Sanderson