quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

O dom de pensar como um advogado

Uma das coisas que mais me atraíram para a advocacia foi a inteligência dos advogados pensando seus casos; nos filmes que eu assistia, nos livros que eu lia, nas histórias que eu ouvia e imaginava.

Eles viam o que muitos não viam. Criavam argumentos convincentes do nada. Encontravam soluções onde tudo parecia perdido. Era algo criativo, original, admirável, mágico.

O pensar como advogado é inerente à advocacia, e todo aquele que se identifica, que vive e estuda sua profissão começa a desenvolver naturalmente certos talentos da arte de pensar, da arte de raciocinar, da arte de argumentar.

Pensar como advogado, não é, como muitos acham, ver só aquilo que lhe interessa, que lhe favorece, que lhe dá razão. Isso é pensar com bitolamento, com estreiteza.

Pensar como advogado é ver todos os ângulos de uma causa, perceber todos os aspectos de uma situação, comprender as várias dimensões de um problema. Com essa visão, o advogado antecipa, cria, constrói, destrói, argumentos, teses, ideias; exatamente pela capacidade de mergulhar nas coisas com mais profundidade, com mais fôlego, com mais totalidade.

A advocacia é a profissão da palavra, da oratória, da argumentação, do raciocínio; seu potencial quanto a tudo isso é infinito. Cabe a cada advogado buscar desenvolver em si essas maravilhas da advocacia, regar a sua semente profissional para que seu potencial de ciência, arte e técnica venha à luz, e seja posta em favor do bem.

Tem um livro muito bom intitulado Pensando como um Advogado, de autoria de Kenneth J. Vandevelde. Pensar como um advogado não é fácil, não basta apenas ter o título de advogado, no livro mesmo diz que "são poucos os advogados, mesmo os melhores, que têm plena consciência do que significa pensar como um advogado".

Estudar, estudar a profissão, estudar o direito, estudar a história, estudar a filosofia, estudar a psicologia, estudar a oratória, estudar a si mesmo, é o estudo o caminho para desenvolver o verdadeiro e secreto dom de pensar como um advogado.

2 comentários:

Lourival Nolasco disse...

Caro Sanderson Moura,
É primeira vez que acesso seu blog. Gostei do formato e das palavras. Gostei muito do artigo "O dom de pensar como um advogado". Acompanho sempre sua carreira profissional e te admiro como profissional. Pessoalmente às vezes discordo de alguns posicionamentos seus, mas é impossível todos pensarem de forma igual.
Portanto, parabéns pelo Blog. Parabéns pelo profissional que você é. Eu, agora estou terminando o curso de direito e pretendo enveredar pelo caminho da advocacia. Espero um dia ter sua capacidade também.

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro Lourival

Seja bem-vindo e grato pelas suas palavras.

Discordar e pensar diferente é algo que o advogado tem que conviver, respeitar, porque sua profissão é a profissão da liberdade, da democracia, nada mais natural.

Espero que você tenha êxito nesta grande profissão e conte comigo para lhe auxiliar dentro do que eu puder.

Abraços

Sanderson