terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A ditadura dos iluminados

Já ouvi falar de muitas ditaduras, a ditadura militar, a ditadura do proletariado, a ditadura de direita, a ditadura de esquerda, a ditadura do capital, a ditadura disso, ditadura daquilo.

Mas nunca tinha ouvido falar a respeito da ditadura dos iluminados. Essa é mais uma abordagem original, inteligente e instigando de Osho, ao criticar os regimes que escravizam a liberdade do homem.

Assim ele diz no livro o Grande Desafio:

"Marx propôs a ditadura do proletariado, a ditadura dos pobres. Eu proponho uma ditadura dos iluminados. Ninguém a propôs até hoje. De vez em quando surge algo assim na minha mente maluca. Essa ideia eu cultivei a vida toda - a ditadura dos iluminados, porque, se ela é dos iluminados, não pode ser ditadura.

É um termo contraditório. A pessoa iluminada não pode ser um ditador como Joseph Stalin ou Adolf Hitler. A pessoa iluminada pode dar ordens a você, mas com base no amor, não com base no poder - ela não faz questão de nenhum poder - mas com base na intuição, porque ela tem olhos para ver e sente o potencial das pessoas.

Seus ditames só podem ser considerados sugestões, conselhos, orientações. só na ditadura dos iluminados existe uma possibilidade de uma democracia real, autêntica, e também do florescimento verdadeiro do comunismo: igualdade pela distribuição das riquezas, não da pobreza; destruição da pobreza em suas próprias raízes e elevação de todos à riqueza".

Esse pensamento de Osho é muito próximo daquele de Platão, que defendia o governo dos filósofos, o governos dos sábios. Uma dia a humanidade chegará a esse estágio de evolução da consciência!

3 comentários:

Anônimo disse...

O texto é muito reflexivo e ficou algo no ar, ficaram algumas indagações a serem esclarecidas pois a leitura me levou a pensar a refletir. Vi que as linhas contextualizadas são bem aprofundadas e não se encontram em qualquer livraria.

* * *

Sanderson Silva de Moura disse...

É realmente uma abordagem original e bem reflexiva.

Sanderson

Anônimo disse...

Palavras iluminadas de Osho, como sempre!