terça-feira, 24 de janeiro de 2012

A justiça que flui!

Num de seus marcantes discursos diz Martin Luther King: "Só ficaremos satisfeitos quando a justiça fluir como a água e a retidão como uma poderosa corrente".

E fiquei meditando... O que ele quis dizer com a expressão "quando a justiça fluir como a água?"

E comecei a trazer a indagação para o meu cotidiano de advogado. E percebi que a frase é bem profunda e verdadeira. Se a água não flui ela fica suja, morta, perde um dos seus principais atributos, que é exatamente a fluição.

A justiça precisa fluir para ser realizada. A justiça dos homens só chega a ser justiça divina quando ela flui, quando ela não fica estagnada e oprimida no seu leito, devido as mentiras, as manobras, as impiedades, as covardias, as inconsciências dos pilatos.

Uma bela frase bíblica diz: "Do seu interior correrão rios de água viva". Para a justiça fluir deve haver retidão, amor, consciência, firmeza e equilíbrio. Assim ela pode seguir seu curso como uma poderosa corrente desaguando gloriosa no Grande Oceano da Justiça de Deus.

Por isso, assim falou Martin Luther King: "Só ficaremos satisfeitos quando a justiça fluir como um rio e a retidão como uma poderosa corrente".

2 comentários:

Anônimo disse...

A justiça dos homens se torna impura quando estagnada, assim é a consciência, quando dormente trava. E quando flui, quando se move, seu fluxo é contínuo.

Não poderia deixar de expressar o que me motivou a escrever, foi a imagem postada na mensagem, existem imagens que falam muitas coisas por si só. Valeu !

* * *

Sanderson Silva de Moura disse...

Essa imagem ilustra bem os rios de água viva que jorram do interior daqueles que praticam a justiça.

Sanderson