segunda-feira, 13 de junho de 2011

As 3 lições de um beija-flor

Li no livro Vá com Calma: discurso sobre o zen-budismo, de Osho, a bela história que segue, cheia de significados multidimensionais.

Certo dia um homem capturou um beija-flor que estava comendo as frutas de seu pomar.

O beijar-flor disse que caso fosse solto lhe ensinaria três preciosas lições para a vida. Assim o homem o libertou.

Ao voar para longe do alcance do seu algoz, disse o beija-flor: "Não se arrependa do irrevogável, não acredite no impossível, não busque o inatingível".

Depois de dizer isso o beija-flor deu uma gargalhada e falou ao homem: "Se você tivesse ficado comigo acharia dentro de mim uma pedra preciosa do tamanho de um limão".

O homem ficou furioso. E começou a subir na árvore para pegar o passarinho. Quanto mais subia, mais o beija-flor ia se distanciando, até chegar ao ganho mais fino da árvore, ocasião em que o homem caiu, esparramando-se pelo chão, todo quebrado.

Então o beija-flor começou a explicar: "Ao me soltar você se arrependeu, mesmo sabendo que isso não tinha mais volta. Você acreditou no impossível, ou seja que num passarinho do meu porte pudesse conter uma pedra preciosa do tamanho de um limão. E ao tentar perseguir um passarinho numa árvore você quis pegar inatingível".

E concluiu o beija-flor: "A sabedoria é para os sábios".

Nenhum comentário: