quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A capacidade de concentração

A capacidade de concentração é uma das qualidades mais exigidas para que alguém se torne um vitorioso na vida.

O homem disperso, atabalhoado, sem rumo, sem foco, impaciente, nervoso, é o que podemos chamar de um homem desconcentrado.

Todo bom profissional é concentrado naquilo que faz. Seus pensamentos, seus sentimentos, suas ações, suas atitudes se voltam para o centro, para o âmago, para o cerne daquilo que pretende criar.

Começar um trabalho e não terminar, ler um livro e não concluir, expor um raciocínio e não chegar a lugar algum, se sentar e se levantar constantemente de um lugar onde deveria permanecer, tudo isso e muito mais é a incapacidade de se concentrar.

O vitorioso tem foco, tem objetivo, tem firmeza, tem concentração.

Nos embates no júri, a concentração no mais das vezes é o que diferencia um advogado dos outros, porque é no grau de concentração do profissional que podemos perceber até que ponto ele chegou em sua carreira.

Todos nós, se quisermos progredir com constância na profissão, temos que desenvolver nossa capacidade de concentração, que é nossa capacidade de pormos nossa energia criadora na realização de nossos desejos, de nossos afazeres.

4 comentários:

Renato disse...

O senhor foi o melhor professor de filosofia que ja tive!

Sanderson Silva de Moura disse...

E aí Renato, tudo bem.

Grato pelo seu comentário.

como você bem sabe, filosofia significa amor à sabedoria, e essa virtude devemos cultivar.

Abraços

Sanderson

Paulo Nascente disse...

Digníssimo,este artigo sobre concentração foi uma aula para mim.Após lê-lo, descobri onde tenho errado na minha existência.Admiro um bom advogado.É a profissão que eu quiz ter, mas deixei o tempo passar.

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro Paulo

Fico feliz com a sua simpatia pela advocacia. Ao contrário de muitos, que não veem a essência dela, você consegue enxergar além.

Lembre-se, um dos maiores advogados do Brasil, Evaristo de Moraes, só se formou aoa 45 anos de idade.

abraços


Sanderson