quarta-feira, 14 de abril de 2010

As virtudes de Benjamin Franklin para a advocacia

Folheando o livro Autobiografia, escrito por Benjamin Flanklin, um dos líderes da Independência Americana, encontrei 13 virtudes por ele elaboradas como forma do homem atingir a perfeição moral.

Temperança, silêncio, ordem, resolução, frugalidade, aplicação, sinceridade, justiça, moderação, limpeza, tranquilidade, castidade, humildade.

Dessas treze virtudes quero falar especialmente de duas, da ordem e da limpeza. Da ordem ele dizia: um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar; da limpeza explicava, não tolerar a falta de limpeza no corpo, no vestuário ou na habitação.

Duas virtudes que o advogado deve desenvolver. Tem que ter ordem. Essa ordem não é apenas das coisas materias, mas a ordem das coisas mais sutis, como o pensamento e o sentimento. No escritório, em casa, na vida em geral, sempre primar pela ordem. Onde há ordem há progresso, há evolução.

Há que se ter limpeza, do corpo, do coração, da mente, das roupas, do lugar em que se vive e trabalha. Onde tiver sujeira, removê-la. Ambiente limpo traz boas vibrações. Estudos recentes demonstram a relação entre limpeza física e limpeza mental, uma influencia a outra.

Todas as virtudes de Benjamin Flanklin são preciosas e servem para todos, apenas estou aplicando-as ao ofício de advogado, que exige de nós, se realmente queremos ser profissionais vitoriosos, a prática fiel e constante das virtudes.

Nenhum comentário: