sexta-feira, 23 de abril de 2010

Advogados Santos e Santos Advogados

Ouvi, em um filme, faz muito tempo, a sentença de que "nenhum advogado irá para o céu enquanto houver lugar para mais um no inferno". Pura desinformação, para não dizer ignorância.

Um dos primeiros livros que li quando entrei na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Acre, foi uma obra que comprei na livraria Dom Oscar Romero, intitulado Santos Advogados e Advogados Santos, de autoria de Arthur de Castro Borges.

Bem no início do livro encontramos uma frase que diz: "Não há profissão mais perigosa para uma alma do que a profissão de Advogado". Pode o advogado se tornar tanto um anjo do bem quanto um anjo das trevas, depende de sua escolha. Alguém já disse que a profissão de advogado, quando bem exercida, pode ser a mais bela das profissões, mas quando mal exercida se torna a mais vil de todas elas.

Quais santos foram advogados, ou quais advogados foram santos? Vou citar aqui apenas os mais conhecidos e respeitados doutores da Igreja.

"Santo Ivo, Santo Afonso Maria de Ligório, Santo Ambrósio, São Basílio Magno, São Bernardo, São Boaventura, São Crisólogo, São Domingos de Gusmão, São Francisco de Sales, São Gregório Magno, Santo Isidoro, São João Crisóstomo, São Tomás de Aquino, São Tomas Morus, São Vicente de Paulo".

Cito também São Paulo, que com seu dom de falar e liderar levou o evangelho a todas as criaturas. Era advogado, pela tradição judaica.

Todos foram mestres da eloquência sacra. São Crisólogo falava tão bem que o apelidaram de "Palavra de Ouro". Que profissão maravilhosa, de infinitas possibilidades! Cria os seus demônios, mas nela floresce os seus santos também!

3 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Sanderson Moura, em primeiro lugar quero parabenizá-lo pelo seu belo trabalho. Meu nome é Hugo Rocha de Brito, moro no município de Jordão-AC, e mesmo de tão longe sempre procuro acompanhar o seu trabalho, afinal esse é o meu grande sonho. Estudo feito "louco" para um dia está a sua altura. Sou de família humilde mas, isso não corta as minhas asas. E quanto ao comentário de que os advogados podem ser "anjos" ou "demônios", acredito assim como o grande e lendário ( pelo menos para mim) Waldir Troncos Peres que os advogados podem vive na plenitude da sinceridade, falando o que vai no seu espirito, na sua alma, e tudo o que o grande Waldir afirmou nas tribunas do Jurí, gera o reflexo mais profundo das suas convicções recônditas e o ego do que está no seu espirito e na sua alma implantadas como verdades definitivas...

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro Hugo, com todo esse querer em ser advogado a vida abrirá suas portas para que você realize seus sonhos.

Continue com essa firmeza e você chegará.

Obrigado pelas palavras de elogio, sei que isso aumenta minha responsabilidade.

abraços

Sanderson Moura

Anônimo disse...

moraes.

esse dito refere-se ao filme Lei das Corrupçoes - exibido em 16-ago-2000 Rede Globo. Diz também - "Se não podes cumprir a pena, não cometa o crime". Belissimo filme.