sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Cada caso é um caso

O famoso advogado Saulo Ramos vê genialidade na expressão cada caso é um caso.

É um lugar-comum, dito por todos, conhecido de todos. E quem o inventou? Eu não sei.

Se aparecesse alguém dizendo-se autor da frase cada caso é um caso eu não acreditaria.

Ela é uma construção do inconsciente coletivo, elaborador de máximas verdadeiras. Elas se materializam ao longo do tempo, imperceptivelmente, e quando "de-fé-que-não", todos estão a pronunciá-las.

Usamos muito essa expressão nos julgamentos criminais; para barrar as generalizações, os preconceitos, os erros, as injustiças. Cada caso é um caso.

Um acadêmico de direito me perguntou porque não cito jurisprudência quando faço minhas defesas orais no tribunal do júri.

"Porque cada caso é um caso. Além disso, cito sim, jurisprudência, mas raramente as dos tribunais, são enrolativas, pesadas, formais, sem encantos, distantes.

Vou construindo a minha jurisprudência para aquele caso, que pode está numa parábola, numa história qualquer, ou no mais das vezes, na prova dos próprios fatos".

É difícil entender que cada caso é um caso. Porque dá trabalho, exige estudo, análise, tempo, honestidade.

Sempre é mais fácil colocar tudo no mesmo balaio, no mesmo barco, no mesmo saco.

Cada caso é um caso é uma lei da própria natureza, que não fez nenhum indivíduo igual ao outro.

Sendo assim aqueles que procuram entender bem essa expressão cada caso é um caso, o alcance que tem em várias situações da vida, estão de posse de uma das armas que resguardam o portão da Sabedoria.

Nenhum comentário: