quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Comunicação na Grécia Antiga

Comunicação na Grécia Antiga: Reflexões para a Mídia do Século XXI, do professor Roberto C. G. Castro, doutor em filosofia pela USP, é uma obra ímpar; dedicou-a aos seus alunos "na esperança que os gregos antigos inspirem sua trajetória profissional".

Além de mostrar a origem e o cultivo da oratória pelos gregos, desde os eloquentíssimos personagens da Ilíada e da Odisséia, o professor Roberto vai traçando, ao longo da obra, uma série de lições preciosas de grandes pensadores gregos sobre a arte da comunicação. 

Com os fundadores da retórica, Córax e Tísias, podemos aprender que a oratória deve ser racional, objetiva, baseada em provas e demonstrações. 

Com os oradores pitagóricos podemos aprender a tornar a palavra cativante, sedutora, mágica. Com os sofistas podemos aprender a perfeição da forma e a perícia na arte da argumentação. 

Com Sócrates e Platão podemos aprender que a oratória precisa ter filosofia, conhecimento, profundidade. 

Com Aristóteles podemos aprender que a ética, a honestidade, a credibilidade do orador é peça fundamental no processo persuasivo. 

Com Isócrates podemos aprender que a oratória deve estar a serviço da educação e da formação do homem-cidadão. 

Com Demóstenes podemos aprender a colocar a oratória acima de nossos interesses particulares; ela deve estar à serviço da liberdade, da democracia e da união entre os povos. 

Terá uma oratória de alta qualidade, de alto impacto, de alto poder, o orador que souber reunir em si mesmo as ideias inspiradoras desses grandes gênios da Grécia Antiga.

Nenhum comentário: