quarta-feira, 24 de agosto de 2016

A musa da eloquência

Das nove musas da mitologia grega, Calíope é a primeira, a mais bela, a mais sábia e a mais influente de todas, por isso, a rainha das musas. 

É a musa da eloquência. Tem na cabeça uma coroa de louro, mostrando sua íntima ligação com Apolo, o deus da beleza, da sabedoria, da luz e da razão. Tem um semblante compenetrado e meditativo mostrando sua aguda percepção daquilo que é capaz de convencer, e que a tudo registra na tábua que leva em suas mãos. É dotada de califasia, califonia e calirritmia, ou seja, tem o dom da expressão correta das palavras, o dom da bela voz e o dom da harmonia no ritmo do dizer.

 Em outras representações artísticas carrega nas mãos os livros fundantes da educação grega, por ela inspirados: Ilíada e Odisseia, de Homero, Eneida, de Virgílio, e um outro livro, onde está escrito persuasão. Os romanos antigos a chamavam de 'Suade'. Aqueles que falam com carisma e magia, entusiamo e inspiração, falam movidos 'per-suade', pela deusa da eloquência, pela deusa da persuasão.

Nenhum comentário: