quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Se quiser flor nesta vida, plante!

Ouvi uma música que parte de seu refrão dizia: "Se quiser flor nesta vida, plante!" Que verdade! Que realidade!

Muitos plantando espinhos querendo colher flores.

Colhemos o que plantamos. Esta verdade é ensinada por todas as igrejas e por todos os sábios do mundo, é um ponto de encontro entre as diversas denominações religiosas. Precisamos ver mais o que nos une, isso é algo muito valioso no diálogo interreligioso, ecumênico, fator imprescindível na construção da paz e da fraternidade entre as religiões.

Às vezes quando colhemos flores atribuímos o mérito, corretamente, a nosso merecimento, mas quando colhemos espinhos nos colocamos, erradamente, no lugar de vítimas, jogando culpa em Deus e no mundo. Quanto mais responsáveis somos por nossos atos, mais nos tornamos pessoas maduras, confiáveis, firmes, harmonizadas com a vida.

Sei que o que eu falo pode soar como algo repetitivo, já sabido de todos, evidente. Mas serve pelo menos para lembrar-me dessas imortais lições espirituais despertadas pela música que ouvir e, acima de tudo, estar atento para só plantar flores no meu caminho.

Os espilhos que já plantei e estou colhendo, tem um fim! Preciso ter dignidade e maturidade para colhê-los! Depois deles, e concomitante a eles, quero que as flores predominem em meu viver.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dentro desse tema compartilho aqui a letra da música "Igrejinha de São Damião". Sabendo eu que as coisas não são assim tão fáceis, como bem dizes temos que plantar para podermos colher.

* * *

De cada riso e dor
De cada espinho e flor
Construo a casa do meu senhor.

Com o que o mundo abandonou
De cada pedra do chão
Construa o templo do coração.

A cada dia que vem
A cada dia que vai
Ergo em mim a casa de meu Pai.