segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Coincidências: uma dimensão da beleza e do mistério da vida

Este é o nome do livro que estou lendo, Coincidências Existem? Caso e acasos incríveis na busca por respostas para a vida, escrito por Jan Cederquist, um dos mais bem-sucedidos publicitários da Suécia e respeitado líder na área de propaganda daquele país.

O autor trabalha no livro em torno da palavra sincronicidade, palavra criada pelo famoso psquiatra suíço Carl Gustav Jung nos anos de 1920. A partir daí ele narra as incríveis coincidências que viveu em sua vida, muitas delas essenciais para seu sucesso profissional.

Vivemos também esses eventos sincronísticos significativos, que muitas vezes não percebemos porque achamos que são coisas naturais, que se tratam de meras coincidências, meros acasos, sem valor algum no campo da espiritualidade, do misticismo, da intervenção divina, ou mesmo nem os percebemos porque mergulhados nas preocupações da sobrevivência diária.

Diz o conhecido escritor Agatha Christie, em um dos diálogos de seus livros, que "sempre vale a pena prestar atenção em cada coincidência, futuramente, pode-se descartá-la caso tenha sido mesmo apenas coincidência".

Já vivi fortes experiências de sincronicidade na minha vida, e tenho certeza que você já viveu também. Diariamente elas acontecem, o que precisamos é prestar atenção, ficarmos alerta, termos uma mente aberta para estudarmos e compreendermos esses belos e misteriosos fenômenos da existência. Somos filhos do Universo, irmãos das estrelas e árvores, diz a canção. Não estamos desamparados!

No livro encontrei uma citação de Milan Kundera, autor da obra A Insustentável Leveza do Ser, que li com empolgação ainda nos meus primeiros tempos de universitário, que diz "é certo que critiquemos o homem por não enxergar as coincidências em sua vida diária, pois assim procedendo, ele se priva a si mesmo mesmo de uma dimensão da beleza".

E digo também: ele priva a si mesmo do conhecimento dos mistérios da vida. Pois como já dizia Willian James "o que sabemos é apenas uma gota no oceano de nossa ignorância".

4 comentários:

Rosa disse...

Sanderson,tenho uma admiração muito grande por vc, mesmo sem te conhecer,vejo em suas palavras que vc é um homem muito inteligente,leio seu blog sempre que posso, e cada vez aprendo algo com vc.Que o Deus da vida que te deu tantos dons,te abençoe sempre.Rosa

Anônimo disse...

Inspirações contextualizadas e voltadas para a espiritualidade vejo ai Habeas Spiritus. Parabéns

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Rosa,

Fico feliz em ser útil, em saber que você acompanha e gosta das postagens do blog e que isso tem de alguma maneira lhe auxiliado.

Seja sempre bem-vinda, são leitoras como você que tão força e incentivo para eu continuar meu trabalho.

Abraços

Sanderson

Sanderson Silva de Moura disse...

Habeas Spiritus é uma expressão que mais cedo ou mais tarde será assimilada no mundo do direito.

Ela não pertece a ninguém, ela é um espelho que reflete um ideal de civilidade jurídica.

Sanderson Moura