Tem sido para mim uma preciosa fonte de sabedoria.
Em uma parte do inspirado texto, uma grande e fundamental lição para o advogado:
"Fale sua verdade, clara e mansamente".
Na nossa lida diária é comum vermos injustiças acontecendo, o que dá vontade de gritar, de explodir, levando muitas vezes o advogado a perder a cabeça, e por consequinte, a razão.
Nessas experiências é que o advogado deve aproveitar para se exercitar, controlando as suas emoções e reservando suas energias para expor sua verdade de forma clara, respeitosa, firme, serena, verdadeira.
Nada mais bonito, nada mais ideal de que manter a paz no coração e o vigor do intelecto em meio ao tumulto provocado pela injustiça, pelo árbitrio, pela má-vontade, pela preguiça, pela intriga, pela revanche, pela despeita, pela covardia de muitas de nossas autoridades.
Para alcancarmos esse modelo de profissional, o caminho é mostrado dentro do próprio poema: cultivar a força do espírito.
Falar a verdade clara e mansamente tem sido um exercício diário em minha vida de advogado, nem sempre tenho conseguido, mas tenho a consciência de que é um grande tesouro a ser conquistado por todos aqueles que pretendem ser uns vitoriosos nessa bela profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário