quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Sim, podemos!

A ciência do falar bem de Barack Obama

Barak Obama é um grande orador. Carismático, inteligente e simples no falar.

Sabe usar bem os gestos, e é perito em explorar os momentos de pausa na fala, envolvendo a pláteia com o silêncio e o olhar.

E acima de tudo, tem uma qualidade rara e importante na oratória: saber sorrir com naturalidade.

Embora sendo um homem da ciência do falar bem, seu discurso de vitória veio recheado de elementos da ciência do bem falar, o que empolgou, desde o início de sua campanha, os corações americanos.

"Se alguém ainda duvida que a América é o lugar onde todos os sonhos são possíveis, se ainda questiona se os os sonhos dos nossos fundadores ainda estão vivos, se ainda questiona o poder da nossa democracia, teve esta noite a resposta.

(...) Sim, podemos!

Para aqueles que querem destruir o mundo: nós vamos destrui-vos. Para os que querem paz e segurança: nós apoiamos-vos. E para aqueles que se interrogam sobre se a luz de liderança da América continua viva: esta noite nós provamos, mais uma vez, que a força de nossa nação não vem do nosso poder militar ou da escala da nossa riqueza, mas do enorme poder dos nossos ideais: democracia, liberdade, oportunidade e esperança.

(...)Sim, podemos!

Este é o nosso momento. Este é o nosso tempo, de voltar a dar trabalho à nossa gente, de abrir as portas da oportunidade aos nossos filhos; de restaurar a prosperidade e de promover a paz; de reclamar o sonho americano e de reafirmar a verdade fundamental de que, no meio de muitos, somos um; que enquanto respiramos, mantemos a esperança.

(...) Sim, podemos!

Obrigado. Deus vos abençoe. E que Deus abençõe os Estados Unidos da América.

Realmente um belo discurso, que entrará para história da eloqüencia universal.

Um comentário:

OLINTO disse...

Concordo contigo, caro colega e amigo. Aliás, ser negro não é o atributo, digamos assim, preponderante de Barack Obama. É um político moderno, possui carisma, sabe usar sua peculiar história de vida a seu favor e realmente, sabe como dirigir as palavras de forma a emocionar e cativar. É, sim, um orador de primeira. Até postei o trecho que vc grifou, por ser uma observação perspicaz.