sexta-feira, 4 de março de 2011

O advogado perfeito

Existe um livro chamado O Advogado Perfeito, de autoria de Marcus Cláudio Acquaviva, conhecido professor de direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

É uma obra importante na formação do advogado, pois aborda aspectos técnicos de nossa atuação, enriquecidos com a vasta experiência do autor.

Mas a pergunta é: Existe um advogado completo, perfeito?

Fiz-me esta pergunta quando estava lendo o livro de Acquaviva, e lembrei-me que há alguns anos tinha lido a obra Advogados e Bacharéis os Doutores do Povo, de Pedro Paulo filho, que trazia uma reflexão inteligente a esse respeito, do qual reproduzo abaixo.

Queres saber o que é um advogado? - perguntou Paillet.

E respondeu: Dá a um homem todos os dotes do espírito; dá-lhe todos os do caráter; faz com que tenha trabalho sem pausa, durante trinta anos de sua vida; que seja, ao mesmo tempo, um literato, um crítico, um moralista; que tenha experiência de um velho, o ardor de um jovem, a memória infalível de uma criança... e só assim, com tudo isso, formareis um advogado completo".

Não sei se existiu algum advogado perfeito na história de nossa profissão. O que posso dizer é que existiram homens de tão elevado talento na arte da advocacia que chego a pensar que a perfeição foi possível.

4 comentários:

Tião Ribeiro disse...

Muito boa dica deste livro Sanderson, sou seguido do seu blog e gostei muito tambem do livro que voce escreveu, continuarei sempre visitado seu blog.
Abraços.

Sanderson Silva de Moura disse...

Obrigado Tião por acompanhar este blog e por ter gostado do texto e do meu livro.

Continue aparecendo por aqui e registrando suas impressões.

Abraços

Anônimo disse...

Prezado Dr.Sanderson,

O advogado perfeito pode ser tão somente uma quimera, uma utopia, algo como a "quintessência do Direito". Mas, o Advogado que inspira, respira e transpira amor pelo Direito, graças a Deus, é uma realidade. No passado, temos inúmeros exemplos de profissionais que deixaram o amor pelo Direito plasmado em suas histórias de vida. O presente e o futuro são auspiciosos, seguiremos tendo Juristas, que em não sendo perfeitos, amam incondicionalmente sua profissão. Paz e luz. Forte abraço e fique com Deus.

Anônimo disse...

Prezado Dr.Sanderson,

Peço desculpas pelo comentário das 08:16,como anônimo.Por imprevidência deixei de colocar o meu nome.Mais uma vez,minhas desculpas.Paz e luz.Forte abraço e fique com Deus.

Célia Soares.