Existe um livro chamado O Advogado Perfeito, de autoria de Marcus Cláudio Acquaviva, conhecido professor de direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.É uma obra importante na formação do advogado, pois aborda aspectos técnicos de nossa atuação, enriquecidos com a vasta experiência do autor.
Mas a pergunta é: Existe um advogado completo, perfeito?
Fiz-me esta pergunta quando estava lendo o livro de Acquaviva, e lembrei-me que há alguns anos tinha lido a obra Advogados e Bacharéis os Doutores do Povo, de Pedro Paulo filho, que trazia uma reflexão inteligente a esse respeito, do qual reproduzo abaixo.
Queres saber o que é um advogado? - perguntou Paillet.
E respondeu: Dá a um homem todos os dotes do espírito; dá-lhe todos os do caráter; faz com que tenha trabalho sem pausa, durante trinta anos de sua vida; que seja, ao mesmo tempo, um literato, um crítico, um moralista; que tenha experiência de um velho, o ardor de um jovem, a memória infalível de uma criança... e só assim, com tudo isso, formareis um advogado completo".
Não sei se existiu algum advogado perfeito na história de nossa profissão. O que posso dizer é que existiram homens de tão elevado talento na arte da advocacia que chego a pensar que a perfeição foi possível.
4 comentários:
Muito boa dica deste livro Sanderson, sou seguido do seu blog e gostei muito tambem do livro que voce escreveu, continuarei sempre visitado seu blog.
Abraços.
Obrigado Tião por acompanhar este blog e por ter gostado do texto e do meu livro.
Continue aparecendo por aqui e registrando suas impressões.
Abraços
Prezado Dr.Sanderson,
O advogado perfeito pode ser tão somente uma quimera, uma utopia, algo como a "quintessência do Direito". Mas, o Advogado que inspira, respira e transpira amor pelo Direito, graças a Deus, é uma realidade. No passado, temos inúmeros exemplos de profissionais que deixaram o amor pelo Direito plasmado em suas histórias de vida. O presente e o futuro são auspiciosos, seguiremos tendo Juristas, que em não sendo perfeitos, amam incondicionalmente sua profissão. Paz e luz. Forte abraço e fique com Deus.
Prezado Dr.Sanderson,
Peço desculpas pelo comentário das 08:16,como anônimo.Por imprevidência deixei de colocar o meu nome.Mais uma vez,minhas desculpas.Paz e luz.Forte abraço e fique com Deus.
Célia Soares.
Postar um comentário