segunda-feira, 14 de março de 2011

A consciência contra o arbítrio

"Um homem armado com a lei penal, se for desonesto e cretino, é mais perigoso do que uma quadrilha de bandidos". Vinicius Bittencourt

O Estado mostrou toda sua falência, incompetência e abuso de autoridade na investigação do Caso Pinté.

E vejam agora quem eles querem amedrontar, inventando crimes - o advogado dos réus.

Uma investigação feita pelo delegado Bayma, hoje preso, apontou a autoria do assassinato do Pinté para outras pessoas, que a investigação anterior não alcançou por puro amadorismo, imaturidade, despreparo e sugestionabilidade de natureza política.

Os que me perseguem estão longe de me conhecer, conhecer minha ética, minha dedicação honesta a advocacia.

A minha atuação independente no caso Hidelbrando Pascoal mexeu com muitas autoridades falsas, que abusam de seu poder a custa do sofrimento dos outros.

Atuo na defesa dos acusados do caso Pinté livre de qualquer medo, com a consciência clara do meu dever, da minha moral, do meu proceder.

A poucos dias antes da instrução que revelará ao povo a verdade, estão querendo prender o próprio advogado. Que triste, que deprimente, que lamentável situação chegaram contra um só homem: o advogado de defesa; lutando contra um Estado monstruoso e policialesco, que foi questionado por um simples cidadão cujo instrumento de luta é apenas a palavra destemida em prol da verdade, da justiça, da honra.

Já vi muito isso em filmes de tribunais, o advogado tendo que enfrentar todo o banditismo de uma máquina virulenta para provar a inocência de seu cliente, com risco de sua própria vida e liberdade, para cumprir seu dever, mas jamais pensei que eu tivesse que participar, como protagonista, de cenas tão reais, vívidas e cruéis.

Espero que as instituições do Acre não escrevam tão triste episódio em pleno século XXI, onde os processos stalinistas, fascistas, nazistas, terroristas, medievais, pensamos, já não existam mais.

36 comentários:

Anônimo disse...

Graças a Deus que existem homens que trazem consigo a verdade. A verdade não pode ser calada, a verdade é luz. Quando a luz se destaca, quando ela tem brilho próprio e que não depende de forças inimigas que se dizem poderosas sem competência devida, buscam por meios baixos apagar o brilho da verdade, querem calar a verdade. Assim é o bom fruto. O bom fruto sempre leva pedrada.
Eu que nessa semana me formo em Jornalismo, quero fazer o possível prá exercer minha profissão com ética, não quero me deixar levar ou me vender por pequenos favores, como assim fazem alguns. Quero exercer minha profissão sendo brilhante como assim o advogado Dr. Sanderson Moura. Um exemplo de profissionalismo a ser seguido dentro do nosso estado.

N * * *

Tancremildo disse...

Amigo Sanderson.
Estamos solidario contigo e não abrimos um milimetro.

Sanderson Silva de Moura disse...

Obrigado amigo N*** por sua palavra amiga, fortalecedora.

Sanderson Silva de Moura disse...

Grato amigo Tancremildo sei que você é um amigo e um homem de coragem.

Anônimo disse...

Como democracia se voto obrigatório??
Com esta simples frase comecei a me questionar sobre muitas coisas na atual conjuntura socio-politica do nosso pais e do nosso estado e da nossa vida e chegueia a conclusão de que infelizmente ainda existe, ainda que de uma forma disfarçada, os processos fascistas, nazistas e terroristas... Vc é um grande profissional e um grande homem Dr. Sanderson, parabéns! A moral é o curso primário do saber que nosso país clama nesse momento para que seus governantes a resgatem, abrindo-se a trilha básica para se tomar o caminho da verdade e da vida.
Afinal, para o pesquisador da verdade, o primeiro passo é contemplar o Deus Único, a unidade na diversidade, independente de crenças e/ou ideologias. O espírito da verdade sopra onde quer, portanto a verdade transcende barreiras impostas pela mão terrestre, sejam de ordem religiosa ou ideológica. A verdade integra-se as dimensões do Cosmo, independente de nossas mediocridades ou quereres.

Palazzo disse...

Sanderson,
Não te esqueças que aquele está contigo!
Firma!
abç

Edmundo disse...

Amigo e irmão Sanderson,
Sei que vc está tranquilo porque a tua história, a tua formação, o teu ideal, foram pautadas na mais límpida ética e obediência aos princípios de um homem onesto e honrado.

Anônimo disse...

Prezado Dr.Sanderson,

De antemão, hipoteco meu apoio e solidariedade contra essa aberração pela qual o senhor está passando. Quando li o seu post fiquei entre estarrecida e boquiaberta, reli e li, com o intuito de certificar se não havia algum equívoco na minha leitura. Infelizmente, não havia! Parece que voltamos a viver em um regime de exceção, quando ameaçam, amedrontam, violam o art.133 da Constituição Federal. Parece (ou até tenho certeza) que alguns homens nesse Estado pensam que pairam acima do bem e do mal. Apesar de tudo, de toda sorte de perseguição perpetrada contra o senhor, sinceramente, agradeço a Deus pela sua hombridade, pelo respeito do profissional para com a sua profissão, por não se deixar subjugar pelos “chefetes” de plantão. A sua postura cidadã e profissional, é um alento para todos nós que não nos acovardamos diante de situações como a que o senhor vive nesse momento. Peço a Deus que o envolva em vibrações positivas, que lhe conceda sabedoria e inspiração, enfim que lhe dê o fortalecimento necessário para transpor todos os obstáculos, sempre com fé e altivez de caráter e de espírito. Hoje, o senhor passa a escrever uma nova página na advocacia criminal desse país: ”A consciência vencerá o arbítrio”! Paz e luz. Forte abraço e fique com Deus.

Célia Soares.

alexandre aquino disse...

Amigo Sanderson,nós Tarauacaence nos orgulhamos de vc,sabemos q vc é uma pessoa de bem e d ética moral,poucos profissionas existe no nosso Acre como vc.

Sanderson Silva de Moura disse...

Amigo Pallazo grato amizade e apoio.

Sanderson Silva de Moura disse...

Amigo Edmundo,

Desde os tempos da nossa juventude em Cruzeiro e em Taraucá nós soubemos em quem acreditar, na ética, na honra, na coragem, no bem.

Sanderson Silva de Moura disse...

Amiga célia

Suas palavras sóbrias e perceptivas nos fortelecem no combate contra as trevas.

Sanderson Silva de Moura disse...

Alexandre, grato pela apoio.

De tarauacá sempre se levanta a resistência, esse povo que tem tradição de coragem e ousadia.

Sanderson Silva de Moura disse...

Amigo Railton,

Sua mensagem me fez ver que precisamos das palavras de apoio em momentos decisivos.

obrigado

Sanderson

Anônimo disse...

Caro Sanderson, acredito na sua seriedade e ética profissional.
Que vc triunfe o caminho da vitória.
Como diz na oração de São Jorge:
Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge. Para que meus inimigos tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me exerguem e nem pensamentos eles possam ter para me fazerem mal.

Sucesso, meu camarada!

Alan

Sanderson Silva de Moura disse...

Amigo Alan,

Obrigado pela sua solidariedade.

É muito bonita a oração de São Jorge.

Luciano Melo disse...

Conte comigo.

Sanderson Silva de Moura disse...

Obrigado amigo Luciano

Anônimo disse...

Como estudante de Direito, vemos claramente o papel difícil e árduo do advogado, mas não podemos nos enfraquecer diante de tal máquina estatal e suas armas, O Poder da Palavra e da Doutrina estão do lado do direito e da verdade. Senta a pua Sanderson como a gente diz na político. Estamos contigo.
Academicos de Direito.

Michelly Araújo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sanderson Silva de Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sanderson Silva de Moura disse...

Tempos bons aqueles amigo Tiago.

Sócrates, Confúcio e Osho, meus filósofos prediletos.

Todos foram presos e perseguidos porque lutaram pela verdade, pela justiça, pela honra, pelo desenvolvimento das potencialidades interiores dos homens.

nara disse...

sanderson nao conheço vc mais sei que vc e um homem integro que exerce sua profissao com respeito sabedoria e amor e jamais se envolveria em qualquer tipo de açoes ilicitas tais quais esse estado grosseiro estao acusando vc isso so nos revela quao pequena e a mentalidade das nossas autoridades e da falta de preparo de profissionais que realmente queiram exercer a justiça queria dizer a vc que eu estarei torcendo por vc nessa batalha eu sei que vc vai conseguir revelar quais os verdadeiros culpados e sair vitorioso abrç!!

Sanderson Silva de Moura disse...

Grato Nara

Pela emanação dos pensamentos positivos e pelo respeito e consideração a minha pessoa.

Juçara Viana disse...

Dr Sanderson,"A consciência contra o arbítrio" há de prevalecer, tanto em relação ao Delegado Bayma quanto em relação ao senhor Abraço Delegada Juçara Viana

Sanderson Silva de Moura disse...

Parabéns doutora Juçara pela manifestação corajosa.

Sua voz de delegada experiente, ponderada, equilibrada é uma força muito importante na luta pela legalidade.

Ary Viana disse...

Prezado Dr.Sanderson.
Eu creio muito em um Deus que fez o Céu e separou a terra das águas, porém tenho acompanhado esse caso em alguns momentos e creio, que logo mais a verdade ira prevalecer de forma no qual seja Glorificado o Nome de nosso Senhor e que você poça a cada dia mais crescer e mostrar sua competência, sua dignidade e principalmente seu caráter e sua coragem de ser um grande Homem.

Wellington Frank Silva dos Santos disse...

A consciência contra o arbítrio mostra como um advogarca que luta pela justiça de forma ética,séria e intransigente é perseguido e tem aviltado o seu direito de bem exercer a advocacia independente e corajosa pela qual este valente guerreiro tanto luta em nosso Estado.
Eu como acadêmico de direito sonho com a advocacia inspirada pelo Dr. Sanderson, pois não precisamos assistir aos filmes e muito menos procurar grandes advogados da história para nos espelharmos, porque temos um grande causídico e um grande homem como espelho.
Estamos juntos nessa SANDERSON conte comigo meu irmão.

Élito Martins Farias disse...

Amigo Sanderson.
É em estado de alerta e de apoio que ficamos, dinte dessas ações autoritárias contra a advocacia,contra o direito de defesa.

Élito Farias

Anônimo disse...

Lembro de Você Sanderson, quando lecionava na Escola Lourival Sombra, Sempre com posições fortes e do lado certo. Sei que não vai ser agora que pessoas "Perseguidoras" vão conseguir calar a “VOZ DA VERDADE” que nesse caso é VOCÊ. Pessoas como VOCÊ não devem ser prejudicadas por se colocar do lado certo da história. Acho que VOCÊ mais do que muitos sabe que ainda Nesse nosso pequeno pedaço de Terra ainda existe a Velha e Ruim perseguição. Não sou acadêmico de Direito, mais admiro muito quem fica do lado certo, o lado da ética, da moral, da dignidade, da verdade que sempre Vai prevalecer.
Conjunto Tangará) Abração
Vou assinar Assim... Morador do Seu antigo Conjunto (

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro Ary também confio na justiça divina.

Deus sabe a história toda, nós sabemos um pedaço dela, aonde ele quer nos conduzir, os caminhos que devemos passar para se chegar a vitória, só ele sabe.

Abraços e obrigado pelo apoio.

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá amigo Wellington,

Você como um vocacionado para a advocacia criminal um dia terá a oportunidade de sentir momentos dramáticos como este, onde o advogado, tem duas opções, ou abandonar a causa, acovardando-se, ou firmar-se na dignidade da advocacia, elevando-a a patamares de nobreza.

Obrigado pelo seu respeito e consideração por minha pessoa.

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro Élito,

Estou lendo o livro Os Advogados e a Ditadura Militar, e o que eu estou passando, muitos daqueles advogados não passaram, mas devo a eles a inspiração para enfrentar o arbítrio e lutar pela reafirmação da democracia.

Obrigado pelas suas palavras

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro amigo do Conjunto Tangará,

Sempre quis ver meus alunos independentes, corajosos, vivendo a vida com alegria e autenticidade, e fico feliz quando muitos ex-alunos recordam essas lições e procuram vivê-las.

abraços

Anônimo disse...

Doutor Sanderson, apresento minha total solidariedade pela ameça sofrinda na sua liberdade. Cumpra o seu dever de defender seus clientes com competência e acima de tudo com muita Ética.
Estou ao seu dispor.
Um forte Abraço
Fernando Melo

Sanderson Silva de Moura disse...

Amigo Fernando Melo,

Seja novamente bem vindo novamente a advocacia.

Grato pelo seu apoio.