quinta-feira, 3 de março de 2011

Árduo e régio labor

A advocacia é um árduo labor. É a geografia da dor, a geografia del dolor, como dizia o criminalista Vinícius Bitencourt.

Nas extremidades de meu cartão de visita encontra-se a cor roxa, que é o símbolo do sofrimento, do Cristo Crucificado, é a cor que prepondera nos templos católicos na época da Semana Santa, que antecede o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa.

É uma das cores que embeleza o arco-íris. O roxo simboliza a dor, mas aponta para a transcendência.

A advocacia é um régio labor. É majestosa, é real, é glamourosa.

Entre o roxo do meu cartão de visita, a cor branca, simbolizando o outro lado da dor; a alegria, a libertação, a consciência, a pureza. O golfinho, símbolo do criminalista, que salva os náufragos do revolto mar, leva no bico a balança, que é a justiça, a verdade, a salvação.

O advogado só será capaz de ver a realeza de sua profissão se for capaz também de aguentar com dignidade a dor que de seu ofício emana.

Intuitivo foi o grande advogado Marco Túlio Cícero, que ao ser perguntado o que era a advocacia sumulou: "é um árduo e régio labor".

5 comentários:

Anônimo disse...

A cor roxa. É uma cor que é admirada principalmente por pessoas de personalidade forte, de acordo com estudos da astrologia. É tida como a cor da espiritualidade e também a sétima essência dos 7 raios de luz que passam no prisma de cristal quando exposto ao sol.

N***

Wellington Frank Silva dos Santos disse...

somente quem vive intensamente a advocacia como o Dr. Sanderson pode falar com propriedade acerca do sofrimento sentido no dia a dia na vida do advogado, já que cada caso é um entregar-se a resignação é sentir os clamores e medos do assistido e ao mesmo tempo se doar de corpo e alma numa defesa, colocando sua vida naquele processo.
Deus fala que as congratulações são para o pai e sua obra, porém todo aquele que faz o bem, nada mais realiza do que a obra do senhor.
Adorei o texto meu amigo, abraços.

Sanderson Silva de Moura disse...

Grato amigo N* pela oportunidade de aprender um pouco mais a respeito da simbologia das cores.

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Wellington,

Valeu pelas considerações. Você ainda acadêmico conseguiu passar no exame da ordem. Parabéns.

Luciano de Melo disse...

De fato é uma bela mensagem que retrata o verdadeiro labor do Advogado.