segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A pena e a língua do advogado

Dizia um escritor português chamado José Joaquim Rodrigues de Bastos, a respeito da atitude que um advogado deve ter quando a verdade não estiver do seu lado:

"A pena deve cair-lhe da mão, e a sua língua deve emudecer, quando ele vir que a justiça e a razão não estão do seu lado".

Isso é profundo! De que adianta esbravejar, gritar, teatralizar, quando não somos movidos pelo fogo abrasador da verdade? A quem pensamos enganar?

Isso é profundo! De que adianta aceitar o patrocínio de uma causa quando sabemos que ela é manifestamente ilícita, injusta, mentirosa? Os honorários ganhos desta forma podem trazer uma satisfação real?

Honorários vem da palavra honra. Advocacia sem honra é um castelo construído sobre a areia.

A lição da frase é profunda. Ela também quer dizer:

"Advogado! Jamais deixe a pena cair, jamais deixe a língua emudecer, quando a justiça e a razão estiverem do seu lado".

E tudo isso, só serve para o advogado?

3 comentários:

N*** disse...

Sanderson,

Desconheço o autor mas "É preciso construir sobre pilares sustentáveis a casa do presente, em chão firme que aguente sonhos e realizações. Do contrário, o futuro nos revelará frágeis castelos de areia."

Relendo essa mensagem entendi melhor algumas colocações.

Acreucho disse...

Amigo Sanderson, lendo seu post faço-me uma pergunta: - É lícito o que vemos hoje na Justiça, que advogados façam "qualquer tipo de coisa" a fim de tentar inocentar seus clientes, mesmo quando sabem de sua culpa? Desacreditar testemunhas, deturpar interpretação da Lei, desqualificar provas, distorcer a Lei à seu favor... entre outras coisas. A advocacia é um jogo de vale tudo?

Sanderson Silva de Moura disse...

Amigo Acreucho,

Que bom sua participação por aqui!

Esse tipo de advocacia que você retrata na sua pergunta não é a verdadeira advocacia.

A advocacia é uma profissão ética por natureza. Quem conhece a história da advocacia não deixa de admirar-se com o talento, o heroísmo, a moral,a inteligência, a coragem, dos homens que a construíram ao longo das eras.

Existe esse tipo de profissional que você falou, que às vezes, fazem todos se confundirem num mesmo balaio.

Hoje entendo quando o grande advogado Valdir Troncoso Peres dizia "a advocacia corre em minhas veias".

Só quando um profissional puder dizer isso é que ele se tornará capaz de escrever suas linhas no belo livro desta profissão.

Abraços, Acreucho!