terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O vírus da litigância e a postura do advogado

O vírus da litigância é o vírus da briga, da desarmonia, da encrenca judicial.

Tudo o vírus da litigância que levar para justiça. "Vou te colocar na justiça", "Vou procurar meus direitos", "O fulano me disse que se eu levar para justiça eu ganho", "Procura um advogado que tu ganha isso", "Vou te processar".

É cada demanda em busca de dinheiro fácil...! É cada demanda em busca de vingança...! É cada demanda por coisinhas, que só vendo para acreditar e entender o que é o vírus da litigância. Se eu fosse narrar os casos que sempre escuto daria para escrever um livro, e quem sabe...!

Não estou aqui dizendo que as pessoas não devam procurar seus direitos, e eleger a justiça como o meio mais correto de resolver as coisas. Não estou dizendo que o problema dos outros não tem importância.

Estou falando do vírus da litigância, que é uma doença das paixões humanas, de querer usar a justiça como instrumento para viabilizar a ganância, a mentira, a torpeza, a vingança, ou outros interesses escusos e ilegais.

O Divino Mestre Jesus já dizia, ao anunciar sua Boa-Nova, que "antes de chegar as portas do Tribunal se reconcilia-te com teu irmão".

O Estatuto da Advocacia é bem claro no combate ao vírus da litigância, e é triste ver demandistas de toda ordem empanturrando o Poder Judiciário com ações juridicamente inviáveis.

Diz o Código de Ética e Disciplina da OAB, no artigo 2º, Parágrafo Único, inciso VI que "é dever do advogado estimular a conciliação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível, a instauração de litígios".

O advogado existe para promover o justo, o verdadeiro, o bom; o advogado não existe para ser uma arma nas mãos dos briguentos, dos nós-cegos, dos inconscientes, dos que querem oprimir os outros com processos e mais processos disseminando o desgosto e a descrença na justiça.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Dr.Sanderson,

Na magistral obra de Ángel Osorio,EL ALMA DE LA TOGA,todo advogado encontra o antídoto eficaz no combate ao "vírus da litigância",principalmente,o DÉCALOGO DEL ABOGADO.Considero como um grande farol a iluminar a consciência de qualquer profissional do Direito.
Paz e luz.Forte abraço e fique com Deus.

Célia Soares.



DECALOGO DEL ABOGADO

1º. No pases por encima de un estado de tu conciencia.

2º. No afectes una convicción que no tengas.

3º. No te rindas ante la popularidad ni adules a la tiranía.

4º. Piensa siempre que tú eres para el cliente y no el cliente para ti.

5º. No procures nunca en los tribunales ser más que los magistrados, pero no consientas ser menos.

6º. Ten fe en la razón, que es lo que en general prevalece.

7º. Ponga la moral por encima de las leyes.

8º. Aprecia como el mejor de los textos el sentido común.

9º. Procura la paz como el mayor de los triunfos.

10º. Busca siempre la justicia por el cambio de la sinceridad y sin otras armas que las de tu saber.

OLINTO disse...

Bela postagem, como de costume, meu caro amigo. O livro chegou, sim. Desculpe a demora pelo retorno. Depois que ler, vou responder-lhe novamente. Muito Grato!