segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Leituras diurnas e leituras noturnas

Um grande psicólogo chamado Emílio Mira y Lopes, autor do livro Os Quatro Gigantes da Alma, dizia que "o homem possui duas almas, uma diurna e a outra noturna".

A alma diurna é mais ativa, racional, envolvida na luta do cotidiano, na busca do sucesso, da realização, da sobrevivência.

Já a alma noturna é mais passiva, poética, emocional, reflexiva, espiritual, recolhida, recatada.

Minhas leituras seguem naturalmente o curso dessa diáletica do ser.

Durante o dia, minha alma é mais ocidental, sou mais propenso à leitura sobre Direito, História, Oratória, Liderança, Autoestima, etc. Já durante a noite, desperta mais minha dimensão oriental, busco ler algo que alimenta o espírito, sendo os livros de Osho minhas leituras prediletas.

Ontem senti bem isso. Lia o excelente livro Quanto Menos, Melhor, mas me sentia incomodado, meu lado yin pedia uma leitura para o espírito, para o coração, para o estado noturno do meu eu.

Peguei o livro A Flauta nos Lábios de Deus, de Osho, e continuei a leitura...

E disse Jesus: "E caiu a chuva, e transbordaram os rios, e sopraram os ventos, e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha".

E comenta Osho: "Esta é uma lei básica da vida: se você tenta alcançar algo mais alto, precisará ser testado, precisará passar por muitos testes, por muitos critérios. Esses testes parecem ventos que o atacam com agressividade; mas são bons porque só eles o deixarão forte, cristalizado, só eles lhe mostrarão se você construiu sua casa sobre a rocha ou sobre a areia".

4 comentários:

Anônimo disse...

Que assim seja.
Isso muito me conforta!!!
Zé Buchada

Nostradamus *** disse...

Como bem diz seu texto, tudo e qualquer coisa construida sobre uma rocha, nada poderá derrubar. Existem pensamentos que contruimos sobre a rocha, firmes e seguros. Pensamentos constantes na firmeza nos leva a vitória daquilo que buscamos. Um dia eu também chego lá... será. Quanto aos ventos, suas interpretações são claras, tudo passa. Graças a Deus passa, sempre existe algo melhor pela frente.

Unknown disse...

Esta passagem da Bíblia é em MAteus 7:25, ja tinha lido algumas vezes e nunca tinha pensado desta forma.

Esta mensagem tocou profundamente em meu coração, na hora mais oportuna.

Muito Obrigada!!

Dayana

André Neri disse...

Realmente, de noite a leitura romancista parece fazer melhor sentido... E eu pensava gostar dela nesse horário pq era "pra dar o sono", sob a luz do abajour. :P Boa dica!