segunda-feira, 20 de julho de 2009

"A advocacia é a melhor escola da vida"

" Procura considerar a advocacia de tal maneira que, no dia em que teu filho te peça conselho sobre seu futuro, consideres uma honra para ti aconselhá-lo que se torne um advogado". Couture

Todas as quintas-feiras advogados criminalistas se encontram no Plenário da Câmara Criminal do Tribunal de Justiça para sustentar oralmente as razões seus pedidos.

A Câmara é composta de três desembargadores: doutor Arquelau, doutor Praça e doutor Feliciano.

Ainda são poucos os advogados que exercem a advocacia na segunda instância, junto dos desembargadores, combatento ou defendendo as decisões dos juízes de primeira instância.

É um local de muita aprendizagem jurídica, e de vida também, de ricos debates entre advogados, procuradores e desembargadores.

O aluno ou o estagiário que se propor a crescer deve acompanhar esses julgamentos.

Recentemente, o filho do desembagardor Arquelau de Castro Melo, estudante de direito, esteve presente em uma dessas sessões, e ouviu de seu pai um singelo conselho:

"Meu filho está aqui porque quer também seguir a carreira jurídica. Tem o caminho da Magistratura, do Ministério Público e da Advocacia. Pode ser juiz se depois quiser. Mas o caminho é a advocacia que é a verdadeira escola da vida".

Ouvi outra vez também do desembargador Arquelau de Castro Melo a seguinte afirmação: "O advogado é a maior autoridade do país porque pode processar até o Presidente da República."

Outra vez também ensinou: "Ninguém pode andar se melindrando com a indignação do advogado. É um profissional passional, não pode ele ficar indignado a vida inteira, mas pelo menos nas vinte e quatro horas depois de uma decisão desfavorável a seu cliente isso pode, é humanamente compreensível".

Todas essas afirmações demonstra a sensibilidade e a inteligência de seu conteúdo, e o respeito que o desembargador Arquelau Melo tem pela advocacia, tendo sido ele mesmo conceituado advogado, sempre ligado as questões de interesse público.

Gostei muito da frase e repito à maneira de degustação:

"A advocacia é a melhor escola da vida".

Nenhum comentário: