quarta-feira, 13 de maio de 2009

O direito, a paz e a justiça

Pergunta e responde, ao mesmo tempo, magistralmente, Francesco Carnelutti, jurista romano, em discurso pronunciado no Instituto Veneziano de Ciências e Artes, em 2 de junho de 1935.

"Qual é o bem que com o direito os homens procuram alcançar?

Não há no mundo bem maior.

Esse bem é a paz.

Nenhuma palavra tem, no próprio som, uma expressão tão completa de saciedade: paz. Nem a riqueza, nem o poder, nem a glória valem e duram se não trazem consigo a paz.

Ela traz como que uma sensação de serenidade.

A paz é o bem supremo, é ela a condição para o gozo de todos os outros bens.

A medida que a paz interior cresce no coração do homem o direito passa a ser menos necessário. Por enquanto ele é necessário, no atual estado do homem, para se alcançar a paz.

A paz se não é justa não é paz. A justiça não é a paz, mas é condição da paz. Paz e justiça andam juntas.

O direito só tem valor se for justo.

A justiça é o que dá valor ao direito e a paz. É beleza do direito e da paz.

A justiça é a divina substância. A presença de Deus em cada um de nós. Bem-aventurados aqueles que nela avistam a glória de Deus.

Do livro Discursos sobre o Direito, de Francesco Carnelutti.

2 comentários:

João Arthur dos Santos Silveira disse...

O grande mestre Francesco Carnelutti, o qual já citei em diversos comentátios, aprofunda neste discurso o entendimento de Rudolf von Ihering, outro notável jurista.
"O fim do direito é a paz. O meio de que se vale para alcançá-la é a luta". Nesta mesma frase, Ihering contempla o caminho e o objetivo.

Acredito que quando Ihering menciona 'luta', está falando do verdadeiro combate, mas o bom combate. Se deve sempre ter em mente que os fins não justificam os meios. Por mais nobre que seja o fim, se o caminho é viciado, mais cedo ou mais tarde o fim alcançado também restará prejudicado. Devemos saber utilizar os meios disponíveis, mas sem deixar a ética e o bom combate de lado.
Mais uma vez um dos símbolos da justiça permeia nossas conversas, doutor: a balança. Conversamos sobre diversos assuntos em seu blog, mas sempre nos deparamos com o Equilíbrio como instrumento eficaz para alcançar o fim que buscamos.

Abraço!

Anônimo disse...

A paz só é dada aos justos e puros de coração. No tribunal da própria consciencia não há falta imune a um julgamento justo.

Maria Clara