O Supremo Tribunal Federal aprovou, esta semana, a Súmula Vinculante 14, proposta pela OAB, que garante aos advogados acesso irrestrito as investigações sigilosas promovidas pela Polícia e pelo Ministério Público.
O exercício pleno da defesa estava sendo vilipendiado por "otoridades" insanas que faziam do sigilo investigatório uma arma para perseguir, intimidar, extorquir, se locupletar, e bagunçar com a ordem jurídica constitucional.
No livro Gestapo: a História da Polícia Secreta de Hitler, escrito por Rupert Butler, encontra-se a seguinte passagem, referindo-se ao diabolismo de seus métodos:
"É polícia que tudo controla, que tem olhos onipresentes, que tudo vê, que tudo reprime, que tudo ouve. Caça deslizes, cochichos, até pensamentos, se possível fosse.
Vasculha cartas, mensagens, bilhetes, arquivos, fichários, agendas. Ausculta telefonemas, conversas de bares, confidências de amigos. Arromba, invade, expõe a execração pública.
Polícia secreta que não tolera segredo de ninguém. É temida, odiada, porque passa a ser vergonhosamente secreta, covardemente escondida em si mesma, invasivamente destruidora de toda privacidade, desavergonhadamente ditatorial mostrando suas garras a quem der o menor sinal de insatisfação para com o regime".
Civicamente, a advocacia, em todos os recantos do país, vem travando uma luta sem tréguas, com destemor, de peito aberto, de dedo em riste, para fazer valer a democracia constitucional brasileira.
Mais uma vitória nossa. O segredo policialesco e ministerialesco agora acabaram, para o bem da cidadania brasileira. É o fim das KGB's.
4 comentários:
Ilustríssimo Colega Sanderson Moura,Dever de fazer o Bom Combate Jurídico é COISA de ADVOGADO,ADVOGADA,Coisa de Classe,fazemos tudo isso em prol dos CIDADÃOS CLIENTES... Parabéns pelo dom da oratória e a clareza dos comentàrios. JOANA D`ARC
Amiga Joana D'arc,
Você faz jus ao nome que tem.
Ativista, combatente, mulher de fibra.
Você faz parte desta construção.
Abraço Sanderson Moura
Amigo Sanderson, sinto-me feliz em ver seu destaque nesta área tão importante. Você sempre foi um cara competente, lembro-me no tempo de faculdades, você como presidente do DCE, junto com os acadêmicos, lutando contra o aumento das passagens. Que você continue sempre essa pessoa humana.
Um grande abraço amigo.
Foi época romântica, aquela.
Desejo-lhe paz e prosperidade.
Abraço
Sanderson Moura
Postar um comentário