quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Mary Teodoro: curvo-me a tua honradez, oh brilhante promotora!

Trabalhei em muitos julgamentos militares com a promotora Mary Teodoro.

Tinha por ela um sentimento de respeito profundo. Não era promotora de viver planejando o mal contra os outros.

Realizava seu trabalho com zelo. Tratava a todos com distinção e lhaneza. Quando estava convicta do que sustentava combatia o bom combate até o final.

Em algumas vezes vi a doutora Mary Teodoro enzamboada, era quando perdia um julgamento e achava o resultado injusto. Mas como eu já conhecia esse humor, evitava espalhafatos na comemoração da vitória, não que ela se incomodasse com isso - todas as vezes ela me elogiava - mas em sinal de minha admiração pela sua transparência, honestidade na argumentação e pelo sincero carinho que manifestava por mim. Quando eu ganhava em casos difícieis ela dizia: "Mais um milagre, né, do doutor Sanderson".

Se a Polícia Militar melhorou muito nos últimos tempos foi graças, em grande medida, a atuação firme e corajosa e transparente da promotora Mary Teodoro.

Tudo o que eu estou dizendo aqui, eu disse a ela, ainda quando ela estava neste plano. Não é só porque ela morreu que eu estou dizendo isso.

Era fervorosa seguidora de Cristo, sem ser chata com as pessoas. Convivia pacificamente com quem não tinha a mesma crença dela.

Exultou com a vitória de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos. Muito entusiasmada, enviou-me o discurso de posse porque sabia que eu admirava a oratória do novo presidente. Ela via em Barak Obama a vitória da fé protestante.

Quando eu saía de casa para participar de algum julgamento na Auditoria Militar, saía mais feliz da vida, dando bom dia ao sol e assobiando como um passarinho. Encontraria, como adversária circunstancial, uma promotora de justiça e não de acusação, como ela sempre enfatizava. Muitos também dizem isso, mas nas palavras que vinham da boca de Mary Teodoro a sentença vinha clareada de autoridade. Sua prática revelava que era autêntico o que dizia: promovia a justiça.

"Fala pra que eu te conheça", ensinava Sócrates. Quando Mary Teodoro começava a verbalizar, toda a sua alma entusiasmada de promotora desabrochava como nas poesias das flores raras. Perdemos uma mulher útil a sociedade acreana. Mulher importante mesmo! Brilhante! Que palavra bonita! Brilhante! Brilhante promotora!

A ciência do falar bem perde uma de suas belas manifestações. Mary Teodoro era apaixonada pela palavra bendita, pela lógica coesa, pelos gestos expressivos, pela magia que a palavra era capaz de criar no meio forense, como mensageira encantadora da verdadeira justiça.

Sinto bastante a partida da promotora Mary Teodoro. Minha solidariedade a toda a sua família, que é sólida e bem assentada em rocha firme.

Adeus, Mary Teodoro, promotora de verdade, promotora decente. Para ti, tiro o meu chapéu e curvo-a tua honradez, oh brilhante promotora!

3 comentários:

Anônimo disse...

Antes de uma ação policial, onde precisavamos adentrar numa residência,tivemos o máximo de cuidados (autorização, testemunha, documentação, etc...) tudo pq surgiu um comentário de um PM: " cuidado, faz tudo direito se não a Mary arranca teus couros"...

Sanderson Silva de Moura disse...

Isso testemunha a importância do trabalho da doutora Mary Teodoro, no combate a violência policial.

Muito bom o testemunho.

Anônimo disse...

Querido Sanderson, te parabenizo pela brilhante homenagem que fizera a Promotora, quero que saibas que te admiro como profissional, és ético, corajoso, inteligente,competente. grande abraço.

fatima