quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A sede de ser advogado

Quando se tem sede de conhecimento é difícil viver no momento, no aqui e no agora, mas é no presente, neste instante, que a sede é saciada. Mas encontrar essa sagrada fonte pode ser uma tarefa para muitas vidas, e para poucos, os corajosos.

Tenho uma profunda reverência quando vejo um homem angustiado em busca de conhecimento.

Tem época que estou no ápice desta busca. É dolorido, febril, mas é divinal.

Por esses tempos tenho me dedicado com toda força no estudo da advocacia, e é impressionante como essa sincronicidade faz com que apareçam livros, pessoas, situações, que lhe desafiam a crescer. E é aí que você decide continuar ou não, porque para ir saciando sua sede o caminho é pelo deserto.

Dentro desta sede de conhecimento está a vocação. Sinto-me feliz quando vejo um jovem, com todo ímpeto de sua alma, sonhando em ser advogado; e me sinto mais feliz ainda quando posso auxiliá-lo, porque sei que a advocacia, quando bem vivida, pode proporcionar ao espírito do homem um voo até as estrelas. Só sei, mas não cheguei lá ainda.

Estou lendo um livro que bem retrata tudo o que estou dizendo, Theodore Boone: aprendiz de advogado, de autoria de John Grisham, um dos maiores escritores de romances de tribunal da atualidade. O livro narra a idealista busca de um jovem de 13 anos para ser advogado, que já nessa idade conhecia mais as leis, os tribunais, as estratégias de defesa do que muitos causídicos antigos.

Reproduzo alguns trechos da obra:

"Theo adorava o ar imponente dos tribunais, amava as audiências, onde os advogados combatiam como gladiadores, e os juízes governavam como reis.

Theo ainda estava indeciso quanto ao seu futuro. Um dia sonhava em ser advogado de tribunal, alguém que cuidava dos casos mais importantes e nunca perdia uma causa diante do júri. No dia seguinte, sonhava em ser um grande juiz, renomado por seu saber e senso de justiça. Ele ora escolhia um, ora outro, mudando de ideia a cada dia.

A maioria dos colegas de Theo sonhava em conseguir entradas para um grande jogo ou show. Theodore Boone vivia para os grandes julgamentos".

Estão aí as minhas reflexões, as minhas angustias, as minhas buscas, as minhas dicas. Sem essa sede as portas não se abrem para o grandioso mundo da advocacia.

6 comentários:

deborah Figueirêdo disse...

Dr. Sanderson como que eu faço para adquirir seu livro? Em qual livraria está a venda?
Att. Deborah Figueirêdo

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Deborah

você pode adquirir o livro nas seguintes livrarias:

Nobel, Betel, Paim, Dom Oscar romero, ou na revistaria do Aeroporto.

Abraços

Sanderson

Ítalo Leite disse...

Moro no Maranhão, como poderia adquirir seu livro?

Anônimo disse...

Prezado Dr.Sanderson,

Mais uma bela reflexão! Leitura obrigatória para aqueles que estudam ou pretendem estudar Direito. Sou suspeita para falar da beleza que encerra a “arte e ofício da advocacia”. Para mim, não existe uma profissão mais completa... Às vezes nos deparamos com alguns profissionais que, em não tendo vocação para tal mister ,acabam atuando de forma sofrível, mas nem isso conspurca essa profissão magistral. A sede de conhecimento deveria contagiar a todos os homens, assim aproveitaríamos positivamente nosso estágio no orbe terrestre. Para mim, o conhecimento é ao mesmo tempo bússola, luz e sentença absolutória; indica-nos o lugar em que estamos e ilumina o caminho que queremos seguir com liberdade e com sabedoria. Paz e luz. Forte abraço e fique com Deus.

Célia Soares.

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Ítalo,

Mande-me seu endereço que lhe enviarei o livro.


Abraços.

Sanderson

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Célia,

Gosto muito das suas ponderações, mais enriquecida do texto.

Abraços