quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Rodeando-se de gente capaz

O Advogado, esse é o título do livro que conta a vida de Pinheiro Neto, um ícone da advocacia empresarial brasileira, fundador de um dos maiores escritórios jurídicos do Brasil e da América latina.

Pinheiro Neto morreu no ano de 2005, aos 88 anos, dignificando a profissão de advogado e deixando um rico exemplo de profissional a ser seguido.

Diz-se que uma das maiores qualidade de Pinheiro Neto foi saber se rodear de gente capaz. Isso é algo essencial em um líder, ter a sensibilidade de indentificar talentos e trazê-los para próximo de si.

Identificar talentos e prestigiá-los, incentivá-los, dar condicões para seu desenvolvimento. O que acontece muitas vezes é que quando um talento desponta muitos começam a jogar pedras, a invejá-lo, a destruí-lo.

Platão defendia o governo dos sábios, dos filósofos, e o que Pinheiro Neto fazia, ia nesse rumo, escolhia pessoas capazes de administrar, de advogar, de liderar, de se expressar, pessoas capazes de deixar uma marca viva na história da advocacia.

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi fascinante este site está bem desenvolvido.........bom estilo:)
Muito Bonito Continua assim !!

Roraima Rocha disse...

Fascinante a forma como você Dr. Sanderson, admira e defende as causas pertinentes a minha futura, e sua profissão, a de Advogado.
Parabéns pelo blog que aborda temas tão importantes, não só de nossa área, como de outras de sumo interesse de toda a coletividade.

Sanderson Silva de Moura disse...

Olá Roraima,

Fico feliz em saber que você quer ser advogado, não quer "dar só um tempo nela".


Grato pelas seus comentários, e conte comigo.

Sanderson

Anônimo disse...

Bom dia !!!

Às vezes me vejo sendo um pouco intrometido falando algo no seu blog, pois não sou advogado, me considero um curioso (no bom sentido) nos assuntos do direito, nos assuntos e em alguns profissionais da área que me fascinam e me fazem pensar até um pouco distante (desde de adolescente) em fazer a tão sonhada faculdade de direito.

Falando a respeito do texto, ontem li em seu livro a postagem, creio que de nº 144, que fala da Cruz e da Rosa, contextualização emocionante e com esse mesmo pensamento vejo que podemos nos rodear de flores, mesmo que tenham espinhos, mas o seu perfume nos faz transcender o sofrimento. Muitas flores vivem no deserto, sei bem o que é fazer parte de um deserto, elas têm espinhos e vivem em volta de animais rasteiros que habitam os desertos áridos, em outra compreensão esse deserto pode habitar o meu íntimo, então vivem entre, cobras, lagartos e escorpiões, seus espinhos servem de escudo, são cultivadas por grandes paisagistas, admiradores do exótico, que vão ao encontro de sua rara beleza. Há também as flores dos pântanos, que mesmo vivendo naquele meio lamacento não escondem sua beleza e nem deixam de exalar fragrância que nos levam aos templos dos Deuses. A mais venerada a flor de Lótus, enraizada na lama, admirada e cultivada nas planícies alagadas do Oriente, Egito até à China, sendo considerada o símbolo máximo da pureza espiritual por aqueles povos.

Rodeemos-nos então de pessoas capazes, mesmo sabendo que são poucas e que tem seus espinhos, e mais ainda, algumas podem ter uma cruz bem mais pesada que a nossa.

***

Sanderson Silva de Moura disse...

Amigo N***

É um prazer ter sua opinião neste blog, que se destina não só as pessoas ligadas ao mundo do direito, mas a todas as pessoas que se interessam pelas coisas da vida interior, e você, sei, é uma dessas pessoas.

Abraços

Sanderson

Sanderson Silva de Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sanderson Silva de Moura disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciano Melo disse...

Saber rodear-se de gente capaz é uma virtude para os agraciados com tal oportunidade.
Manter-se rodeado também se revela virtuoso, visto que encontrar "gente capaz" é semelhante a enxergar as estrelas no céu, em noite sem lua cheia.

Anônimo disse...

Prezado Dr.Sanderson,

Realmente faz uma gritante diferença rodear-se de gente capaz. Hoje, se não podemos ter o governo dos sábios, dos filósofos como preconizava Platão, podemos estar rodeados dos melhores, tanto pessoalmente, quanto virtualmente. Digo isso, porque fiz há poucos dias uma preleção sobre a inteligência humana, utilizei várias fontes de pesquisa, dentre elas, o seu post de 27 de dezembro de 2010 intitulado “A mais bem paga inteligência da sociedade”. Aproveitei o ensejo e o ambiente - Faculdade de Direito - e indiquei o seu blog e o seu livro, para aqueles que gostam de boa leitura. Achei maravilhosa a menção feita ao Dr. Pinheiro Neto, que além de grande jurista era um verdadeiro mecenas do Direito, trazia a solidariedade impregnada na sua alma e no seu coração. Gosto muito do convívio com pessoas inteligentes e capazes,em particular,aqueles que amam a advocacia, eis a razão de visitar o seu blog todos os dias. Paz e luz. Forte abraço e fique com Deus.

Célia Soares

Sanderson Silva de Moura disse...

Amiga Célia grato por suas considerações.

Seu feedback nos auxilia a melhorarmos cada dia.

Abraços

Sanderson