quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O advogado, a raiva e a luz

Por esses dias li uma frase que dizia que "quando você está com raiva perde a luz interior".

É por isso que ficamos mergulhados nas trevas. Neste estado de escuridão se diz o que não deveria ter dito, se pensa o que não deveria ter pensado, se sente o que não deveria ter sentido e se faz o que não deveria ter feito.

Quando a raiva passa, e a luz de dentro começa a mostrar seus sinais, aí passamos a sofrer as consequências, o arrependimento, a dor, a punição, a culpa.

A raiva é algo que sentimos quase que diariamente, e por isso é que devemos saber lidar com ela.

Tenho feito um teste comigo mesmo, e tem me auxiliado muito. Quando sinto raiva, começo a dialogar internamente, e isso me dá consciência do que estou passando.

"Sei que esse estado é um estado de escuridão. Existe um estado de espírito superior a este. Essa raiva é passageira, e tudo que eu fizer nessa situação não espelhará a verdade, será uma mentira, será feio, será danoso para mim e para o mundo".

Isso diminui sensivelmente a raiva, e muitas vez até a faz passar.

Nós, advogados, sabemos o quanto de raiva sentimos por dia, na nossa luta pelo direito. São oportunidades que temos de crescer em domínio próprio. Cada raiva que conseguimos dominar é uma centelha de luz que jorramos dentro de nós.

E com luz, e com calma, nossa voz se torna mais bela, potente; nossos pensamentos mais leves, intuitivos; nossa presença mais doce e carismática e pacífica; nossa profissão mais equilibrada, mais exitosa, mais agradável, mais graduada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Dr.Sanderson,

A leitura dos seus posts me faz muito bem, digo até, que me proporciona uma indizível satisfação. O seu elevado espiritualismo é deveras latente, que chega ao ponto de exalar e inebriar os seus leitores. O seu blog é um cantinho abençoado da blogosfera, a espargir fagulhas de luz. Obrigada por semear luz onde muitos semeiam trevas! Paz e luz. Forte abraço e fique com Deus.

Célia Soares.

Anônimo disse...

Um grande sábio recomenda que se alguém nos bater na face direita lhe apresentemos a outra. Pois bem, quando se apresenta a ira, a revolta, mostremos a outra face, a face da paciência, da concórdia, da tolerância.

Não é fácil dominar meus impulsos, as vezes quando penso em dominar já é tarde. Apresentar a outra face, a face do bem. E a culpa é pertubadora

Luz e paz, nos faz transcender trazendo o perdão que é acessível a todos mas infelizmente algo não tão fácil na compreensão humana.

N ***