Tenho um caderno, já velho, onde ao longo dos anos venho escrevendo frases que li em diversos lugares, e que tem pertinência com o meu trabalho de advogado, dei o título a ele de Relicário de um Criminalista. Em júris, sempre o consulto, buscando uma citação para reforçar um argumento, clareiar uma ideia, embelezar a oratória.
As belas frases são relíquias, pedras preciosas da consciência humana, condensadas em poucas palavras, contendo um enorme poder persuasivo, pela verdade e pela sabedoria que expressam.
Do livro de Helena Resende da Silva citarei algumas frases:
"Um advogado que não seja um servidor da justiça, é um escravo dos interesses". Pedro Elias da Costa, advogado português.
"Ser advogado é, na verdade, tocar as estrelas". Adelino da Palma Carlos, advogado português.
"O primeiro homem que defendeu o seu semelhante, contra a injustiça, a violência e a fraude, com as armas da razão e da palavra foi o primeiro advogado". Desmarest, advogado francês.
"Mandamento essencial para o advogado, como também para as outras profissões, é a diligência. Não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje". Abraham Lincol, advogado e presidente norte- americano".
"Deve recuperar-se a concepção de que a advocacia não é só um meio de vida mas um modo de ser".
Belíssimas frases que agasalham importantes ensinamentos. "Ser advogado é, na verdade, tocar as estrelas".
Nenhum comentário:
Postar um comentário