segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Torne-se mais leve para voar mais alto

Essa frase não é minha, é de Osho, uma das consciências mais claras do século XX. "Torne-se mais leve para voar mais alto" contem simples e valorosas lições para a nossa vida diária.

Para nós, advogados, a leveza no exercício profissional nos leva a lugares bem bonitos. Deixar o que é pesado, o que estressa, saber escolher melhor nossas causas, não discutirmos por besteira, discernirmos o essencial do não essencial, rirmos mais, celebrarmos mais, agradecermos mais, sermos mais amenos, menos dinheiristas, sermos mais românticos na vida, mais poéticos, amar a justiça, cumprirmos nossos deveres e praticarmos o bem.

Isso tudo é ser mais leve. Nossa bagagem de viagem só deve conter o que for importante e necessário.

Edmundo Hillary, o primeiro homem a chegar no topo do monte Everest, diz em sua autobiografia: "À medida que me aproximava, eu tinha que deixar cada vez mais coisas para trás. No último momento, tive que deixar quase tudo, porque tudo se tornou um peso".

Quanto mais alto você chegar mais leve precisa estar. Sem o peso da raiva, da avareza, do orgulho, do medo, da vaidade, da inveja, do apego. Se você continua a se apegar as coisas de baixo como pode voar alto?

Leveza é paz, é vitória. Leve como a pruma ao vento, já diziam os poetas, e que a minha alma hoje inquieta busca ver mais alto o arrebol, de tão perto vendo a aurora clareando com o sol.

Um comentário:

Nayana disse...

Passei pra lhe desejar um otimo inicio de ano pra vc e toda sua família!