sexta-feira, 8 de maio de 2009

Não é crime, é direito!

A paralisação da Polícia Militar do Acre por melhores salários e condições de trabalho é legítima e legal, não constituindo crime algum o direito de reivindicação, mormente levado a cabo de forma pacífica, como tem decidido os tribunais militares.

O que é vergonhosa é a aparição ameaçadora e pressurosa de setores do Ministério Público dando a entender que uma simples manifestação dos policiais possar levá-los para cadeia por quase duas décadas.

Dizem, ainda, por aí, vindo do discurso binhesco, rastaquera, que o esquadrão da morte quer ressurgir por meio do movimento dos militares. Conheço alguns membros do esquadrão da morte que são protegidos pelo próprio estado.

Onde tem governo tem que ter verdade, cumprimento das leis e da palavra, liberdade institucional, Judiciário independente, Ministério Público livre, imprensa combativa, Parlamento sem amarras.

Não cabe a setores do Parquet agirem como verdadeiros guarda-costas do governo do PT, isso fica para os procuradores do estado, que legitimam servilmente as vergonhosas aposentarias dos ex-governadores, em troca de benesses salariais abusivas. Isso fere a imagem da instituição e à partidariza ainda mais, levando-a ao descrédito e à exposição ridícula.

Qualquer processo criminal contra os militares, neste caso, será uma aventura política para agradar o Rei, uma temerária acusação, uma atitude lamentável por parte da honrosa, mas mal pautada, instituição Ministério Público.

11 comentários:

João Arthur dos Santos Silveira disse...

Concordo e discordo!
Sou completamente a favor das manifestações que reinvidicam melhores condições de trabalho, mas elas devem ter cautela e não podem infringir direito de outrem.
Não gostei nenhum pouco, enquanto cidadão, do fechamento de uma das ruas principais do centro da capital quando, na verdade, a meu ver, não havia necessidade. Acredito que houve um certo excesso nesse sentido, pois restou prejudicado o direito de ir e vir dos outros cidadãos naquela região.

É no mínimo absurda essa história de "esquadrão da morte" que ressurge como uma fênix para atormentar os cidadãos de bem só porque servidores resolvem reivindicar algo. Vivemos em um Estado Democrático de Direito. O exercício regular de direito não pode jamais ter arreios políticos. Deve sim ter limites de bom senso, somente.
A nobre instituição do MP está agindo precipitadamente com tais alegações.
Incitar o terror do esquadrão da morte em uma simples manifestação legal é, no mínimo, objeto político, uma vez que ao criar os vilões, logicamente surgirá o "herói".

Abraços!

PS: De qual esquadrão estamos falando, afinal? Sim... porque os esquadrões jamais acabaram. Além do mais, como foi muito bem colocado, o Estado os protege. Então nos resta apenas definir isso como hipocrisia políti.ca

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro Arthur.

Como sempre gosto de suas opiniões.

Eu também penei com o engarrafamento.

Mas isso é da natureza das manifestações de rua.

Assim acontece nos movimentos estudantis, sindicais, etc.

Quandas vezes PT vez isso? Muitas. Eu já participei de inúmeras delas.

Mas nunca ninguém me disse que eu podia pegar 20 anos de cadeia. Se tivessem me tido eu teria ficado com muito medo.

João Arthur dos Santos Silveira disse...

È. Nessas horas seria hipocrisia minha dizer que consegui separar a defesa dos interesses coletivos e a frustração do trânsito. rs

Como disse, é um absurdo jurídico ,embasado por uma vontade política, incitar o medo da prisão (manifestamente ilegal) e o de "ressurgimento" do esquadrão da morte. Seguindo essa linha de raciocínio, daqui a pouco veríamos nobres políticos conceberem a possibilidade de um novo golpe militar somente por conta dessas manifestações.

Perdi as contas das manifestações PTistas que provocavam engarrafamentos, acidentes e atrapalhavam, inclusive, meus estudos, pois eu estudava no centro da cidade. E realmente nunca prenderam ninguém por isso.

Mesmo parecendo utópico, não concebo de forma alguma a efetiva aplicação dos princípios e objetivos constitucionais se não há independência institucional e real comprometimento com a verdade, entre outras coisas; Se a busca pelos direitos fica condicionada ao sabor dos políticos (não generalizando).

Vinte anos é muito tempo para quem busca seu direito! Exercício regular de direito não é e nunca será crime... pelo menos eu espero!

Obrigado, Dr.!
Abraços!

Castro disse...

Mesmo distante de minha terra, tenho orgulho ao acompanhar as notícias locais de pessoas com o autor des postagem, que não se curvaram aos caprichos dos membros do reinado petista no Acre.

André Neri disse...

Dificilmente ouso comentar coisas políticas nos sites, mais pra não ter a opinião taxada que por outra coisa. É regra que levo a cabo: Só vou comentar quando realmente incomodar. Esse caso e a forma que vem sendo tratado de certo incomodaram.
Segunda-feira um grupo de policiais militares decidiu fazer um protesto por melhores condições de trabalho. Reuniram-se pacificamente no centro da cidade e iniciaram a caminhada.
Na primeira impressão, fiquei chateado: “Pow, estou com pressa. Preciso ir ao banco, ao centro de capacitação, ao médico, ao supermercado... E ESSE MONTE DE GENTE NÃO SAI DA MINHA FRENTE!”. Como fiquei ali alguns minutos, fui forçado a escutar do que se tratava. Megafones e alto-falantes anunciavam o protesto. O GOVERNO NÃO CUMPRIU O ACORDO REALIZADO, NÃO QUER CONVERSAR, PRECISAMOS DE MELHORES CONDIÇÕES PARA ATENDER A POPULAÇÃO... Escutei isso uma porção de vezes naquela manhã, enquanto estava parado em frente ao centro empresarial, na avenida Brasil. É verdade que foi uma bagunça total, sem prévio comunicado nem nada. Mas, e daí? O Importante é que havia uma categoria reclamando seus direitos! Que coisa bonita de se ver!
Depois de escutar e pensar um pouco a respeito, passei a me sentir confortável com a situação. “Um monte de gente fazendo uso da liberdade de expressão, da livre manifestação do pensamento, do direito de se reunir pacificamente em lugares públicos, reivindicando melhores condições de trabalho em um manifesto pelas ruas de Rio Branco!” eu pensei. Queria ter largado o carro naquele semáforo e me juntado à massa, e acompanhar a plenos pulmões todas as aclamações. Pena que não fiz! Não é sempre que vemos tamanho ato de democracia, principalmente na nossa cidade.
Bom, a multidão passou e o trânsito ficou aberto. Fui resolver minhas coisas, ainda refletindo obre o que falavam. Chegando em casa, ligo meu computador, minha televisão, e a notícia está nos sites, nos blogs, nos jornais... Algo do tipo: “manifesto da pm causa caos na cidade”, “MP apurará crime de motim”, e outras bizarrices semelhantes. As noticias seguintes eram piores: “caem comandante da PM, da ciatran, do coe etc.”, “deputado tal diz que movimento é por interesse exclusivo de major”, e um monte de blábláblá que todo mundo sabe o motivo: O movimento criticou o governo. O movimento pode angariar votos e fazer um candidato nas próximas eleições. O povo pode ver o que está por trás de tanta bagunça e enxergar que não estamos nem aí pra eles. Precisamos agir! Vamos dizer que é um golpe militar, chamá-los de criminosos, baderneiros, de amotinados! Pau neles! Pau neles! E é isso que está sendo feito.
O poder ta metendo o pau na liberdade, na diversidade de opiniões, querendo calar com multas e ameaças aqueles que ousaram manifestar seu descontentamento. Isso é afronta à democracia, que como colocou Churchill, “é a pior de todas as formas imagináveis de governo, com exceção de todas as demais que já existiram”. É afronta aos princípios fundamentais e aos objetivos da república brasileira. Qualquer que seja o cidadão, por mais obtusa e fechada que seja sua cabeça, tem que levantar a mão e dizer “espera aí! Foi bagunçado, foi, mas eles têm o direito de protestar!”. Se o poder não gostou, espero eu, pior pra ele!

Fernanda disse...

De fato é direito!!
E é um absurdo a perseguição que o PT está lançando contra a PM logo os meninos do PT que sempre se diziam tão perseguidos.

Morhave disse...

Eu nunca vi uma manifestação de rua que não interrompesse o tráfego, isso é comun em qualquer movimento que reinvidica seus direitos. Por que só nessa manisfetação é que prejudicaria o SAMU? e nas outras não prejudicaria do mesmo jeito?
Fazem alguns dias em que uma Tv local filmou a PM de Assis Brasil tentando conter dois individuos que tinham causado um acidente de trânsito. Um foi posto dentro da viatura e ficou fazendo gestos obcenos mas o outro se recusou e agrediu o policial, travando luta corporal no chão, uma hora depois chegou o reforço e foi a mesma dificuldade pois os policiais "não tinham" algemas, e o individuo foi finalmente imobilizado com "o cordão do cacetete".
li uma frese que dizia o seguinte " A POLÍCIA É A NOSSA ÚLTIMA FRONTEIRA ENTRE O CIDADÃO E O CRIME"

cel pm rr gualter disse...

Dr. Sanderson, parabens. fico feliz de que não tenhas ficado atrelado ao atual Governo, PTista, que era a baladeira, atirava com canhão para todos os lados, !sy hay governo, soy contra!, chegaram ao poder, querem permanecer governo indefinidamente, não respeitam os contrários, não lhes dando o direito do contraditório, prendendo-os em flagrante, condenando-os previamente a no mínimo 20 anos de cadeia, e a perda do emprego. Pode-se dormir com este tipo de democracia, é mole.Já lançaram uma candidatura de um policial militar. Velhos tempos de DCE, SINTEAC, CUT e etc, alavancando candidaturas e financiando campanhas. O Nobilíssimo procurador já enquadrou, também, os defensores públicos, estes sim, que paralizaram as atividades e foram às ruas-greve mesmo, e as demais categorias que então a pedir respeito as acordos firmados às vésperas eleitoreiras e não efetivados até a presente data. Assessor político que se especializou em esculhambar os adversários e desafetos, afugentandos e derespeitando a todos.

Anônimo disse...

Dr. Sanderson, parabens. fico feliz de que não tenhas ficado atrelado ao atual Governo, PTista, que era a baladeira, atirava com canhão para todos os lados, !sy hay governo, soy contra!, chegaram ao poder, querem permanecer governo indefinidamente, não respeitam os contrários, não lhes dando o direito do contraditório, prendendo-os em flagrante, condenando-os previamente a no mínimo 20 anos de cadeia, e a perda do emprego. Pode-se dormir com este tipo de democracia, é mole.Já lançaram uma candidatura de um policial militar. Velhos tempos de DCE, SINTEAC, CUT e etc, alavancando candidaturas e financiando campanhas. O Nobilíssimo procurador já enquadrou, também, os defensores públicos, estes sim, que paralizaram as atividades e foram às ruas-greve mesmo, e as demais categorias que então a pedir respeito as acordos firmados às vésperas eleitoreiras e não efetivados até a presente data. Assessor político que se especializou em esculhambar os adversários e desafetos, afugentandos e derespeitando a todos.

Anônimo disse...

Apenas para parabenizá-lo pela imparcialidade da matéria. Aliás, ao meu ver, deverias postar mais vezes, sua opinião em relação aos fatos e acontecimentos, que tem denotação política.
Estaria assim, ampliando o debate e fortalecendo a democracia.

Anub Sahid

Sanderson Silva de Moura disse...

Caro Anub

Tenho evitado me envolver em assuntos estritamente políticos.

Em relação a matéria, escrevi por causa de sua relação como a área que eu atuo, o direito e a advocacia criminal, embora com repercussão política.

Agradeço sua participação neste espaço.

Abraços


Sanderson Moura