segunda-feira, 25 de abril de 2016

"Vai, e defende como Bias!"

 "Vai, e defende como Bias!". Bias de Priene foi um filósofo grego que viveu no século VI a.C, membro de um seleto grupo que ficou conhecido como Os Sete Sábios da Grécia. 

Era advogado de talento extraordinário; foi o maior orador de seu tempo; recusava-se a colocar seu dom a serviço de uma causa injusta, sem verdade, sem integridade. 

Bias morreu durante um júri que fazia. Depois de desenvolver a defesa encostou sua cabeça na parede e morreu serenamente. As pessoas não notaram nada. O acusador continuou a falar depois dele, o juiz pôs a causa em votação, os jurados absolveram o cliente que ele defendia, e só depois perceberam que ele não estava apenas de olhos fechados. Seu funeral causou grande comoção devido ao respeito que ele gozava na cidade de Priene. 

São frases suas: "Vence pela persuasão e não pela violência"; "Reflete bem antes de iniciar uma ação, e depois de iniciá-la persevera até o fim"; "Faze da sabedoria a tua provisão para a viagem da juventude a velhice, pois nela deves confiar mais de que todos os outros bens"; "Não fales precipitadamente pois isso é sinal de insânia". 

Bias de Priene, tornou-se o grande exemplo de advogado para toda a juventude de seu tempo, ficando famosa a frase naquele meio: "Vai, e defende como Bias".

Nenhum comentário: