Amanhã, dia 25, as 8 horas, na 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco estarei participando de mais um júri popular.
Muitos estudantes, advogados e amigos me solicitam que eu divulgue a realização deste tipo de julgamento. Hoje estou me preparando de forma mais profunda para este júri, e um dos livros que estou lendo é este, Direito Natural em Platão: As Origens Gregas da Teoria Jusnaturalista, de Bruno Amaro Lacerda.
Considero-me um adepto da visão jusnaturalista, aquela que enfoca o direito para além dos códigos e das leis dos homens, vendo sua origem numa ordem universal, cósmica, divina, consciencial.
Esse direito natural, divino e transcendental, o poeta Homero o chamava de Thêmis; a palavra Thêmis tem a mesma origem semântica de Dharma, palavra usada por Buda para definir a ordem universal.
Nessa sintonia com Themis e com o Dharma, o advogado tem acesso a um glorioso mundo de verdade e de eloquência que ele pode invocar a serviço da justiça.
2 comentários:
Olá, Dr. Sanderson, venho por meio desta singela mensagem para parabenizá-lo pelo seu blog, principalmente pela indicação dos excelentes livros. Sou advogado criminalista em início de carreira e o conheci por um vídeo divulgado no youtube. Parabéns pelo seu trabalho. Att, Allison.
Grato amigo Allison, desejo prosperidade na sua carreira de criminalista, abraços.
Postar um comentário