sexta-feira, 18 de abril de 2008

O combate ao tráfico de drogas e o caso Jailson

Jailson foi preso recentemente, acusado do crime de tráfico de drogas.

Menino pobre e trabalhador, perdeu seus pais na mesma oportunidade. A mãe de Jailson, ao ver o esposo no esquife, teve uma parada cardíaca, e morreu.

Jailson ficou órfão e passou a morar com o irmão, traficante de drogas.

Não dispondo de outro lar para morar, sabia que a qualquer momento poderia ser preso.

Evangélico convicto, Jailson testemunha Deus em todos os lugares. Na cadeia mesmo, os presos o criticam por falar só em Deus.

Sua expressão favorita para tudo que acontece é: "Aleluia Senhor, Glória a Deus Senhor, Oh pai, como tudo é bom, Pai".

Meu filho de três anos sempre dizia, imitando o Jailson: "Aleluia Jailson, Glória Jailson".

O Jailson trabalhou para mim, como pedreiro, durante uns dois meses. Sua figura não é a das mais atraentes. A primeira vista passa a idéia de um criminoso. Usa tatuagem e um cavanhaque. Mas é só a primeira vista. O preconceito é o responsável por isso.

O que se percebia nele era angústia, medo, misturado com uma vontade de vencer imensa.

Aconteceu o que ele previa, foi preso, juntamente com o irmão. Não porque a polícia tenha provas contra Jailson, mas porque a polícia tem se excedido demais no combate ao tráfico de drogas.

Assiti, hoje pela manhã, o jornalista e vereador Astério Moreira, meu dileto amigo, fazendo uma emocionante e convicta defesa de Jailson. O Astério está falando a verdade. Não conheço os autos para dizer isso, e nem preciso conhecer. Astério conhece Jailson porque eles são da Igreja Renovada. Aliás, esta Igreja tem cumprido um papel de relevante interesse público e espiritual, na medida em que encaminha os tortos para o caminho da retidão.

Tenho criticado, e já ouvi a crítica também de um Desembargador, que essas ações policiais precisam ser mais criteriosas.

A polícia chega numa casa e leva o irmão, a irmã, o pai, a mãe, a tesoura, a linha, o prato, o dinheiro do pão, celulares, bicicletas, e tudo que encontrar, e conclui pelo envolvimento de todos no crime de tráfico de drogas. Não individualiza a conduta de ninguém.

E no mais das vezes, quando diz que já vinha investigando o crime há mais de três meses está mentindo. Não investigou nada, ou quando muito, investigou pouco.

Imagine que você tenha um amigo traficante, e sem saber você é preso com ele, só porque estava em sua presença. O risco é grande.

Cabe a Justiça ponderar bem essas situações. E não decidir com olhos fechados, desferindo a espada para todos os lados.

Também concluo pela inocência de Jailson, e mais, pelo excesso de zelo da Polícia, que beira a ilegalidade. Cabe a todos nós a reação, pois esse perigo mora muito perto de nós.

Prenda o culpado, mas, por favor, não martirize o inocente.

Um comentário:

Anônimo disse...

esse tipo de injustiça sempre acontece, quem hj não tem uma historia parecida pra contar? casos parecidos jah aconteceram ou com seu primo, sua tia , seu vizinho ou conhecido. Um caso já aconteceu com uma tia foi presa, pois vinha da bolivia em um taxi que transportava drogas .. e no final foi presa tbm.