terça-feira, 21 de julho de 2009

Entusiasmo: o tesouro do advogado

Mais uma vez recorro ao poema Desiderada para iniciar uma reflexão a respeito da nossa profissão de advogado.

O que falo aqui pode ser aplicado a qualquer profissão.

"Mantenha-se interessado em sua carreira, por mais humilde que seja, ela é um verdadeiro tesouro na contínua mudança dos tempos".

Ninguém pode ter sucesso em um ofício se perder o interesse por ele, o entusiasmo por ele.

Todos os grandes advogados eram homens entusiasmados pela advocacia.

Os gregos antigos chamavam o entusiasmo de deus interior. É um estado mental e sentimental de uma pessoa inspirada, que parece estar sob a influência de um poder superior.

O entusiasmo é um imã, atraindo e irradiando forças para todas as direções e influenciando todos ao seu redor.

Sem entusiasmo não há vitória, pois o entusiasmo é o maior de todos os poderes internos do homem. Lembre-se que a palavra é de origem grega e etimologicamente explicando significa deus interior.

O profissional entusiasmado pelo que faz apresenta em torno de si uma aura de êxito, e um poderoso campo vibracional de sucesso.

O homem privado de entusiasmo perde sua força, seu magnetismo, seu brilho.

Um boa argumentação jurídica só pode tocar, convencer se vier acompanhada da cordial qualidade do entususiasmo. Disse Napoleon Hill: "O entusiasmo é o fator mais importante que entra em uma profissão: é também um fator vital na arte oratória".

Em diversos momentos da vida do advogado, o entusiasmo some, evapora-se, colocando todos a prova. Você fica sem cor, sem brilho, sem energia, sem vontade, sem poder. Muitos abandonam a profissão. Outros vão empurrando com a barriga enquanto a barriga cresce mesmo.

É aí que entra a força do chamado, da vocacão. Mesmo passando por momentos de falta de entusiasmo, o homem que ama o que faz, mantêm a firmeza do pensamento, ergue seus olhos para a mais alta estrela, segura firme no timão, pede a ajuda do alto, e a presença do deus interior novamente vai aparecendo.

Depois que readquirir o entusiasmo, o advogado analisa por que o tinha perdido, e passa a valorizá-lo ainda mais, como um verdadeiro tesouro na contínua mudança dos tempos.

Dias desses uma mensagem simples me veio, fruto de uma experiência própria, como um resumo do que disse acima: o maior tesouro que uma pessoa pode ter em relação a sua profissão é manter o entusiasmo por ela.

Nenhum comentário: