quinta-feira, 2 de julho de 2009

A lógica do advogado

A lógica é uma espada de dois gumes, pode provar e pode refutar o que provou. Pode ser ao mesmo tempo a favor e contrária à mesma coisa.

Vejamos a história que Osho conta em seu livro Harmonia Oculta, que bem ilustra o poder da lógica:

"Conheci um advogado, um dos melhores, famoso, uma verdadeira autoridade em leis, mundialmente reconhecido. Seu grande problema era ser distraído demais.

Certa vez, numa Assembléia em Londres, ele estava defendendo um marajá indiano. Era um grande caso.

Ele começou a falar, distraídamente, e argumentou durante uma hora contra o seu próprio cliente.

O juiz ficou preocupado. O promotor não acreditava no que estava acontecendo, não tinha mais nada a dizer contra o acusado, pois tudo estava sendo dito pelo próprio advogado. Seria uma estratégia?

Tudo ficou virado de pernas para o ar e a Corte não sabia o que estava se passando ali.

O homem era uma autoridade tão grande que ninguém ousou questioná-lo. Até seu assistente tentou várias vezes lhe falar alguma coisa, mas em vão.

Quando acabou, o assistente sussurou em seu ouvido: "você condenou seu próprio cliente, destruiu sua reputação, ao invés de defender você o acusou, como você pode fazer uma coisa dessas.

O advogado, após ouvir o que seu assistente falou, de imediato, disse ao juiz: "Meretíssimo, estes são os argumentos que podem ser usados contra meu cliente - agora vou contradizê-los um a um".

E começou e de tão convincente e lógico que foi acabou vencendo o caso.

Nenhum comentário: