quarta-feira, 8 de julho de 2009

Na escola da vida se exige atenção

A vida realmente é uma grande escola. Feliz daquele que compreende isso.

A cada dia, a cada momento temos oportunidade de aprender, de crescer, de compreender, de estudar as lições que o mundo nos oferece.

O que vai acontecer daqui a pouco, ninguém sabe. É sempre uma surpresa.

É por isso que o poema Desiderata nos ensina que devemos cultivar a força do espírito para nos guarnecer de um inesperado infortúnio.

Recebi dias desses, em meu escritório, um homem já de meia idade, que de uma hora para outra viu sua vida desmoronar-se por determinada situação que passou.

Contou-me que perdeu o controle e que se entregou de corpo e alma para a raiva que surgia naquele instante. O resultado: foi para prisão, adquiriu inúmeros inimigos, quase perdia o emprego e teve que pagar o advogado para promover a sua defesa.

Ou seja, tudo isso foi uma lição de vida para aquele homem, que surgiu inesperadamente, mas que faltou a força do espírito para se defender do infortúnio, que todos nós estamos sujeitos a atravessar.

Aprendemos muito observando o que acontece ao nosso redor. E o que aconteceu com aquele meu cliente me serviu de lição também. Deixou-me mais alerta, mais atento, mais ligado, mais consciente, mais desperto, mais vigilante, mais acordado, pois a gente nessa condição consegue atravessar os desertos da vida com muito mais sabedoria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Deixou-me mais alerta, mais atento, mais ligado, mais consciente, mais desperto, mais vigilante, mais acordado ...

É importante aprender com as lições da vida, mas sempre há algo que nos escapa, que não percebemos de imediato, que nos surpreende de uma forma gostosa e envolvente aí o melhor é soltar as rédeas, relaxar, dançar essa dança louca e sem sentido, sentir o fluxo da vida correndo e nos levando, não há regras nem planejamento que valha ou contorne tais acontecimentos.
Desejo a todos vocês que, um dia, percam totalmente o controle e amem sem medidas.

Maria Clara