terça-feira, 28 de julho de 2009

O falso conhecimento

Certa vez, foi apresentado ao filósofo Osho, um homem que gabava-se de possuir 24 mestrados em áreas diferentes do saber, sendo este um record mundial. Nenhum outro ser humano jamais conseguiu ter 24 mestrados em 24 assuntos diferentes.

Era um verdadeiro ostentador de títulos, aliás esse era seu objetivo.

Conta Osho em seu livro Teologia Mística: Discursos sobre o Tratado de São Dionísio, que quando olhou nos olhos do homem não conseguiu ver inteligência, até o jeito do homem de falar era estúpido. Não possuía nenhuma agudeza de espírito, nenhuma beleza vinda do interior.

Também já vi pessoas ostentando títulos e mais títulos acadêmicos, mas quando abrem a boca para falar, que decepção! Falta inteligência, espirituosidade, riqueza da alma.

De outra banda já presenciei muitas pessoas sem título algum esbanjando inteligência, presença de espírito, luz boa no olhar, beleza no falar, carisma, vigor na mente, senso de justiça.

O verdadeiro conhecimento é o autoconhecimento, daí porque tantas vezes Sócrates insistia na frase: "conhece-te a ti mesmo e conhecerás os outros e o universo inteiro."

De nada adianta acumular tantas informações, e não provar da fonte do conhecimento que brota do interior da alma humana, e pior do que isso, de ignorar a existência desse conhecimento... miséria maior não há.

Nenhum comentário: