terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Sai em vantagem quem lê Cícero

Cícero é para mim uma das minhas fontes de inspiração profissional. Ele foi advogado, orador, escritor, filósofo e político romano, tudo isso em alta estatura. 

Há muitos anos leio suas obras, e nos últimos dias tenho revisitado-as. Li as Catilinárias, As Filípicas, Dos Deveres, Do Orador e muitas outras orações proferidas nos tribunais, nas praças públicas e no Senado romano. Tenho também uma das mais belas biografias já escrita sobre Cícero, Um Pilar de Ferro, de autoria de Taylor Caldwell, a mesma autora que escreveu Médico de Homens e de Almas.

 A escritora dedicou a biografia de Cícero a John Kennedy, quando este ainda não tinha sido assassinado. A pragmática civilização romana, e Cícero em particular - que governou Roma como Consul - grande influência exerceu na fundação dos Estados Unidos, pois seus construtores sonhavam com uma nação tão bela quanto Atenas e tão grandiosa quanto Roma. 

Um dos líderes modernos mais aplaudidos mundialmente, Barack Obama, tem em Cícero um dos inspiradores de sua renomada eloquência. Já diziam os antigos que em qualquer lugar onde aja um ressurgimento das letras, da retórica, da filosofia e das virtudes políticas, o nome de Cícero brilha como uma estrela de primeira grandeza. 

O grande professor de retórica latina, tribuno e advogado romano, Quintiliano, já no século I d.C, alertava e aconselhava aos seus alunos: "Leiam as obras de Marco Túlio Cícero e uma grande vantagem vocês terão sobre os demais".

Nenhum comentário: