Marco Túlio Cícero foi advogado, orador, político e filósofo romano do século I a.C. Desde menino já demonstrava vocação para as coisas do intelecto, o que o diferenciava dos demais garotos de sua idade.
Segundo Plutarco, no seu livro Demóstenes e Cícero, havia uma profecia de que aquele menino se tornaria a mais firme coluna da glória de Roma a ecoar pelos séculos, "a glória da toga romana".
Ainda jovem, Cícero foi estudar oratória e filosofia na Grécia, vivendo em Atenas e em Rodes. Nesta última cidade estudou oratória com o retor Apolônio, e ao final do aprendizado, numa apresentação pública, o auditório foi tomado de admiração pelo talentoso jovem romano, menos seu professor, que não reagiu e ficou em reflexivo silêncio diante dos infindáveis aplausos.
Vendo que seu gesto tinha feito o jovem ficar ressentido, assim falou Apolônio: "Cícero, eu te louvo e te admiro. Choro, porém, a sorte da nossa Grécia, ao ver que as únicas vantagens que nos restaram, o saber e a eloquência vão, por teu intermédio, passar para as mãos dos romanos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário