sexta-feira, 23 de outubro de 2015

O poder da sugestão na oratória

O poder da sugestão na oratória pode ser ilustrado com o que diz Piero Calamandrei no livro Eles, Os Juízes, Vistos por Um Advogado: "O advogado deve saber sugerir de uma forma muito discreta ao juiz os argumentos que lhe dêem razão, de tal modo que este fique convencido de os ter encontrado por conta própria".

 No livro Segredos dos Milionários, diz Napoleon Hill algo bem parecido, no campo das vendas: "A sugestão é o princípio por meio do qual colocamos nossas ideias e pensamentos nas cabeças dos outros de tal maneira que eles pensem que foram eles mesmos que os criaram".

 A arte de saber sugestionar é um instrumento refinado de persuasão usado no marketing, nas vendas e na oratória. Certa fez, num júri, disse, preparando a mente dos jurados para me ouvir e acatar a minha tese: "Pra ser justo é preciso ser inteligente, saber ouvir com imparcialidade ambos os lados...". 

Quem quer ser burro, quem quer ser injusto? Todo mundo quer ser inteligente. Liguei a aprovação da minha tese, de forma sugestiva, discreta e sutil, durante todo o julgamento, a um ato de inteligência.

Nenhum comentário: