segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O valor da lealdade nos embates do júri

"Existem lugares em que a forma que se acusa um homem mais se assemelha a um ataque de bandidos". Voltaire

De vez em quando aparece no tribunal do júri de alguma parte do país, um tipo de figura excêntrica, tanto do lado da promotoria quanto do lado da defesa, querendo aparecer gratuitamente, usando de todas as artimanhas para verem, a todo custo, suas teses consagradas.

Mentem, são desonestos na argumentação, forjam provas, criam fatos, interpretam os acontecimentos com má-fé, são chantagistas com os jurados, tudo isso porque são incapazes de travar a luta forense no plano honestidade.

Para eles o que conta é a vitória a qualquer preço.

Mas isso tudo é passageiro. O próprio júri bota fora. Daqui uns dias eles descobrem que o júri não é o melhor lugar para acolhê-los profissionalmente, que o júri tem tradição, tem grandeza, tem princípios, que não é um bordeal a lhes atender as lúxurias de suas vaidades.


Mas tão imoral quanto esses profissionais é o juiz do júri que permite que isso acontece, que se mancomuna com a mediocridade, que parcializa suas decisões, que é fraco, sem postura, indigno do cargo que exerce.

O tribunal do júri só se faz com grandes profissionais, grandes juízes, grandes promotores, grandes advogados.

Ninguém gosta de perder, é da natureza do ser humano querer ganhar, ser vitorioso.

O que é anormal, o que é mentalmente doentio, pervertido, é você querer ganhar com engodo, com mentiras, tentando manchar a honorabilidade da justiça.

A verdadeira vitória é aquela conquistada com honestidade.

Ter lealdade é um dos mandamentos do advogado, e também do promotor, e também do juiz.

Uma frase de Eduardo Couture deve nos orientar nas lidas forenses, e a cito à maneira de conclusão:

"Quanto a lealdade para com o adversário, pode ser traduzida nesta simples reflexão: se às astúcias da outra parte e às suas deslealdades, respondêssemos com outras deslealdades e astúcias, a demanda já não seria uma luta de um homem honrado contra outro manhoso, mas a luta de dois desonestos."

Nenhum comentário: