quarta-feira, 23 de julho de 2008

Viver bem é uma ciência


Embora sejam simples as lições da vida, muito esforço se exige daqueles que procuram viver bem, com a matéria, com o espírito, com a consciência.

Na ciência do viver bem existem métodos e princípios.

O viver mal, no mais da vezes, sendo lobo, reveste-se de cordeiro. Nos envolve em ilusões, fazendo-nos crer que navegamos em um mar de rosas.

Não é fácil lutar contra nossos instintos, nosso lado ruim, porque também tem seu charme e sua força, seus prazeres ilusórios, efêmeros.

Saber controlar pensamentos, palavras e ações não é uma aprendizagem fácil. Dói muito. Se purificar dói muito, e é aqui na terra, na matéria, que devemos evoluir, é a grande prova.

O prêmio é compensador, quando evoluímos. Temos a ajuda do Alto. De quantos males nos livramos quando quebramos as grades da bebida, da luxúria, da avareza, da vaidade, do orgulho, da inveja.

Como advogado criminalista, vejo quão perservo sãos esses pecados atuando nos homens, cruzando seus caminhos, levando-os aos crimes.

Nossos erros teremos que purgar, mas Deus só cobra no momento certo e na medida exata. O importante é a mudança, é não deixar nossos equívocos irem se acumulando, é tapar a sangria, evitar cometer outros erros, sentir a dor de tê-los cometido, são essas as melhores formas de receber o perdão.

É uma ciência tudo isso, fácil de ser ensinada, difícil de ser vivida, mas é uma grandiosa ciência, que se bem compreendida nos levará a um lugar "onde jorra leite e mel", repleto da luz da Justiça.

Nenhum comentário: